O ENSINO DA GEOGRAFIA A PARTIR DA COMPREENSÃO DO CONTEXTO LOCAL E SUAS RELAÇÕES COM A TOTALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499414530Resumo
Investigação sobre a construção do conhecimento geográfico a partir das relações locais e globais no contexto do ensino de Geografia. Os objetivos consistiram em analisar práticas de ensino, buscando compreender como são consideradas as relações entre local e global, enfocando o estudo do local com base nos conceitos geográficos. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas com quatro professores de escolas públicas municipais e estaduais. Buscou-se compreender como os professores pesquisados promovem a aprendizagem de conteúdos globais a partir das relações do espaço local de seus alunos, enfatizando a compreensão e construção dos conceitos geográficos. Durante as entrevistas constatou-se a necessidade de incluir o papel da mídia e da informação no ensino de Geografia, pois se percebeu que os professores utilizam amplamente os meios de comunicação para exemplificar e problematizar a realidade em sala de aula. Os conteúdos de Geografia tomados como base para a compreensão global/local foram: Globalização, Mudanças Climáticas e Sociedade. Os resultados revelam que para os professores a articulação com a realidade local é uma forma de problematizar a aula, tendo em vista que o aluno está inserido numa forma de sociedade que passa por um processo de globalização contraditório e desigual. As experiências analisadas consideram a relação entre os contextos local e global na construção do conhecimento geográfico, porém, não exploram a influência da mídia em sua prática.
Palavras-chave: Educação básica; ensino de Geografia; conteúdos; local; global.
DOI: 10.5902/2236499414530
Downloads
Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’S): História e Geografia. Vol. 5. Brasília: MEC/SEF, 1997.
CALLAI, Helena Copetti. O Ensino de Geografia: Recortes Espaciais para Análise. In: CASTROGIOVANNI, A. C. ET alli (orgs). Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: AGB, Seção Porto Alegre, 1998.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 23 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 6 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004..
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 28 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
LIBÂNEO, José Carlos, OLIVEIRA, João Ferreira de e TOSCHI, Mirza Seabra. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 6ed. São Paulo: Cortez, 2008.
NIDELCOFF, Maria Teresa. Uma escola para o povo. 30 ed. São Paulo: Brasiliense, 1978.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 2 ed. São Paulo: Hucitec, 1997.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização – do pensamento único à consciência universal. 13 ed. Rio de Janeiro: Record, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Geografia Ensino & Pesquisa deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se a publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os autores comprometen-se com a originalidade do trabalho, e no caso de desistência da submissão, os autores assumem a responsabilidade de comunicar à revista.
Após publicado os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.
A revista Geografia Ensino & Pesquisa utiliza em suas publicações uma Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.