Representações do patrimônio na geografia escolar: o imaginário da festa religiosa cearense no Ensino Médio.
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499412497Resumo
O estudo consistiu-se da associação temática de localidades capazes de formar uma rede de santuários (centros de peregrinação, visitação e difusão do catolicismo) com os aspectos culturais de seu entorno no ensino-aprendizagem da Geografia Escolar. Seu objetivo trabalha o seguinte questionamento: os santuários cearenses projetam uma imagem de bens culturais e ambientais decisivos para a consolidação de uma Educação Patrimonial? O elemento fundamental de tal investigação é sintetizado na festa religiosa. A partir dela se inicia a procura pela interpretação da festa religiosa na prática pedagógica do professor de geografia e na percepção dos discentes acerca do patrimônio cultural que tende a ser marginalizado na organização dos conteúdos curriculares da disciplina geográfica.
Palavras-chave: Educação Patrimonial, Festa religiosa, Currículo de Geografia.
DOI: 10.5902/2236499412497
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