Representações do patrimônio na geografia escolar: o imaginário da festa religiosa cearense no Ensino Médio.

Autores

  • Christian Dennys Oliveira Universidade Federal do Ceará
  • Francisco John Lennon Alves Paixão Lima Universidade Federal do Ceará
  • Icla Tamara Alves Carneiro Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499412497

Resumo

O estudo consistiu-se da associação temática de localidades capazes de formar uma rede de santuários (centros de peregrinação, visitação e difusão do catolicismo) com os aspectos culturais de seu entorno no ensino-aprendizagem da Geografia Escolar. Seu objetivo trabalha o seguinte questionamento: os santuários cearenses projetam uma imagem de bens culturais e ambientais decisivos para a consolidação de uma Educação Patrimonial? O elemento fundamental de tal investigação é sintetizado na festa religiosa. A partir dela se inicia a procura pela interpretação da festa religiosa na prática pedagógica do professor de geografia e na percepção dos discentes acerca do patrimônio cultural que tende a ser marginalizado na organização dos conteúdos curriculares da disciplina geográfica.

 

Palavras-chave: Educação Patrimonial, Festa religiosa, Currículo de Geografia.

 

DOI: 10.5902/2236499412497

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Biografia do Autor

Christian Dennys Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Professor da UFC - Doutor em Geografia HumanaPesquisador - LEGE & NEER

Francisco John Lennon Alves Paixão Lima, Universidade Federal do Ceará

Licenciado Em Geografia - Professor da Rede Estadual de Ensino

Icla Tamara Alves Carneiro, Universidade Federal do Ceará

Licenciada Em Geografia. Professora da Rede Municipal de Ensino

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Publicado

2014-01-03

Como Citar

Oliveira, C. D., Lima, F. J. L. A. P., & Carneiro, I. T. A. (2014). Representações do patrimônio na geografia escolar: o imaginário da festa religiosa cearense no Ensino Médio. Geografia Ensino & Pesquisa, 17(3), 127–142. https://doi.org/10.5902/2236499412497