Ensino de Geografia: uso e aplicação de oficina de cartografia enfatizando as formas de orientação
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499410778Resumo
As oficinas têm contribuído de forma consistente tanto na construção do conhecimento do aluno quanto para o amadurecimento do professor. Assim sendo, esse trabalho é resultado do Projeto Pedagógico de Intervenção (PPI) desenvolvido pelos acadêmicos do Curso de Geografia da Unimontes – Universidade Estadual de Montes Claros com objetivo, entre outros, de fortalecer a prática docente na condição de futuros professores. Os objetivos principais foram: apresentar para os alunos como conhecer os pontos cardeais e colaterais; desmistificar a Cartografia enquanto ciência correlata à Geografia; ensinar os discentes a compreender melhor o que é um mapa e a se orientarem tendo como referencia o Sol. Participaram da oficina estudantes do nível médio do ensino público das seguintes escolas Estaduais de Pirapora/MG e Buritizeiro/MG: E. E. José Maria Pereira; E. E. Fernão Dias; E. E. Coronel Ramos e a E. E. Argelci Motta. Nesse sentido, o caminho metodológico proposto partiu da revisão bibliográfica e documental, aplicação de oficina de Cartografia adaptada do Trabalho de Conclusão de Curso de Andréia Rodrigues Pandin desenvolvida em 2006, pela Universidade Estadual de Londrina. Utilizaram-se tesouras, canetinhas hidrocolor e quatro cartolinas. A referida oficina ocorreu no espaço do prédio da UNIMONTES campus de Pirapora/MG, onde foram disponibilizados alguns recursos didáticos, inclusive data show, quadro e giz. O principal resultado observado foi a participação e envolvimento intenso dos alunos no aprendizado da Cartografia, diferentemente dos relatos e experiências pouco animadores em sala de aula apontados no estudo bibliográfico sobre o ensino desta ciência geográfica no ensino fundamental e médio. As atividades trabalhadas que permitiram as observações foram: a produção de um mapa manuscrito; construção de uma Rosa dos Ventos na sala da Oficina e a realização de experiência de orientação pelo Sol.
Palavras-chave: Oficina de Cartografia, Projeto Pedagógico de Intervenção e orientação
DOI: 10.5902/2236499410778
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