Ensino de Geografia: uso e aplicação de oficina de cartografia enfatizando as formas de orientação

Autores

  • Samuel Ferreira da Fonseca UNIMONTES
  • Gustavo Lino Mendonça Universidade Estadual de Montes Claros
  • Danniella Carvalho dos Santos Universidade Estadual de Montes Claros
  • Vanderlete Ferreira Cardoso Universidade Estadual de Montes Claros

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499410778

Resumo

As oficinas têm contribuído de forma consistente tanto na construção do conhecimento do aluno quanto para o amadurecimento do professor. Assim sendo, esse trabalho é resultado do Projeto Pedagógico de Intervenção (PPI) desenvolvido pelos acadêmicos do Curso de Geografia da Unimontes – Universidade Estadual de Montes Claros com objetivo, entre outros, de fortalecer a prática docente na condição de futuros professores. Os objetivos principais foram: apresentar para os alunos como conhecer os pontos cardeais e colaterais; desmistificar a Cartografia enquanto ciência correlata à Geografia; ensinar os discentes a compreender melhor o que é um mapa e a se orientarem tendo como referencia o Sol. Participaram da oficina estudantes do nível médio do ensino público das seguintes escolas Estaduais de Pirapora/MG e Buritizeiro/MG: E. E. José Maria Pereira; E. E. Fernão Dias; E. E. Coronel Ramos e a E. E. Argelci Motta. Nesse sentido, o caminho metodológico proposto partiu da revisão bibliográfica e documental, aplicação de oficina de Cartografia adaptada do Trabalho de Conclusão de Curso de Andréia Rodrigues Pandin desenvolvida em 2006, pela Universidade Estadual de Londrina. Utilizaram-se tesouras, canetinhas hidrocolor e quatro cartolinas. A referida oficina ocorreu no espaço do prédio da UNIMONTES campus de Pirapora/MG, onde foram disponibilizados alguns recursos didáticos, inclusive data show, quadro e giz. O principal resultado observado foi a participação e envolvimento intenso dos alunos no aprendizado da Cartografia, diferentemente dos relatos e experiências pouco animadores em sala de aula apontados no estudo bibliográfico sobre o ensino desta ciência geográfica no ensino fundamental e médio. As atividades trabalhadas que permitiram as observações foram: a produção de um mapa manuscrito; construção de uma Rosa dos Ventos na sala da Oficina e a realização de experiência de orientação pelo Sol.

 

Palavras-chave: Oficina de Cartografia, Projeto Pedagógico de Intervenção e orientação

 

DOI: 10.5902/2236499410778

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Ferreira da Fonseca, UNIMONTES

Foi estagiário na CPRM-CIA de Pesquisas de Recursos Minerais. Está cursando Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros em Pirapora MG.

Gustavo Lino Mendonça, Universidade Estadual de Montes Claros

Técnico em Meio Ambiente, Técnologo em Gestão Ambiental e Cursa Geografia na UNIMONTES. Presidente do CODEMA de Buritizeiro - MG

Danniella Carvalho dos Santos, Universidade Estadual de Montes Claros

Estagiária na CPRM-CIA de Pesquisas de Recursos Minerais. Está cursando Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros em Pirapora MG.

Vanderlete Ferreira Cardoso, Universidade Estadual de Montes Claros

Está cursando Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros em Pirapora MG.

Referências

AFONSO, Maria Lúcia M. Oficinas em dinâmica de grupo: um método de intervenção psicossocial. São Paulo. Casa do Psicólogo, 2006.

CALLAI, Helena Copette. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2003.

FIALHO, Daniela Marzola. 2010. Cidades Visíveis: para uma história da cartografia como documento da identidade urbana. Universidade Federal do Rio Grande do sul. (Doutorado em História) Porto Alegre.

FITZ, Paulo Roberto. Geoprocessamento sem complicação. Oficina de Textos. São Paulo, 2010.

FONSECA, S. F.; SANTOS, S. M.; MARINS NETO, W. 2011. A Geografia Como Instrumento de Análise das áreas de Potencial Turístico em Buritizeiro – MG. I Seminário de Ciência, Tecnologia e Gestão. Faculdade de Ciência e Tecnologia Alto Médio São Francisco FAC-FUNAM. p. 02-10. Pirapora/MG. Anais...

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. Papirus. São Paulo. 1996

GUIMARÃES, Iara Vieira. Ensinar e aprender geografia: contexto e perspectivas de professores e alunos como sujeitos sócio-culturais. IN: Revista Olhares e Trilhas. Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Uberlândia/MG. Vol. 1, n. 1, 2000, p. 08 – 39.

JOLY, Fernand. A Cartografia. Tradução de Tânia Pelegrini. Campinas-SP: Papirus, 1990.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo. Cortez, 1994. (Coleção Magistério. 2º Grau. Série: Formação do professor).

JOLY, Fernand. A Cartografia. Tradução de Tânia Pelegrini. Campinas-SP: Papirus, 1990.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo. Cortez, 1994. (Coleção Magistério. 2º Grau. Série: Formação do professor).

MACIEL, Flávia Elaine Alves; GUIMARÃES, Jussara Maria de Carvalho; BRITO, Monica Pereira Rocha. As Práticas docentes inovadoras como impulso para aprendizagens significativas. IN_REVISTA Educação, Escola e Sociedade. Montes Claros. ANO I, V. I, 2008. p.121-128.

MONTEIRO, Fausto de Oliveira. Diagnóstico das dificuldades encontradas pelos estudantes do Ensino Médio em aprenderem os conteúdos de Geografia na Escola Estadual Luiz Balbino - Pirapora/MG. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) Universidade Estadual de

Montes Claros. Pirapora/MG. Departamento de Geociencias, 2007, 81p.

PANDIN, Andréia Rodrigues. 2006. Oficina pedagógica de cartografia: uma proposta metodológica para o ensino de geografia. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em

Geografia) Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Geociencias. 78p.

PONTUSCHKA, Nídia Nacib, et al. A disciplina escolar e os currículos de Geografia. IN: PONTUSCHKA, Nídia Nacib.; PAGNELLI, Tomoko Ihyda.; CACETE, Núria Hanglei. Para Ensinar e Aprender Geografia. São Paulo, Cortez, 2007. P. 59 – 86.

RAMOS, C. S. Visualização Cartográfica multimídia: conceitos e tecnologias. São Paulo: Editora UNESP, 2005.

ROSS, Jurandyr Luciano Sanches. Ecogeografia do Brasil: subsídios para planejamento ambiental. São Paulo: Oficina de Textos, 2009. 1ª reimpressão.

SANTOS, Cátia dos.; PEDROTTI, Alceu.; MATOS, Alda Lisboa de.; SANTANA, Ana Paula Silva de. A Cartografia e o ensino da Geografia. In: Revista Geográfica da América Central. Número especial EGAL, 2011. Costa Rica. II Semestre. p. 1 – 15.

SILVA, Érika Oliveira; FERNANDES, Luciana Aquino; MENDES, Tatiane Aparecida; FONSECA, Verônica Alkimim; GUIMARÃES, Jussara Maria de Carvalho. As propostas inovadoras e sua

interferência no cotidiano escolar. IN_REVISTA Educação, Escola e Sociedade. Montes Claros. ANO I, V. I, 2008. p.129-136.

SOUZA, Jeanne Consuely Soares. 2007. O Ensino da Cartografia na 5ª série da Escola Estadual Luiz Balbino-Pirapora/MG. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) Universidade Estadual de Montes Claros. Pirapora/MG. Departamento de Geociencias. 69p.

Downloads

Publicado

2013-09-20

Como Citar

Fonseca, S. F. da, Mendonça, G. L., Santos, D. C. dos, & Cardoso, V. F. (2013). Ensino de Geografia: uso e aplicação de oficina de cartografia enfatizando as formas de orientação. Geografia Ensino & Pesquisa, 17(2), 147–156. https://doi.org/10.5902/2236499410778