ANÁLISE ESPACIAL, INFORMÁTICA E GEOPROCESSAMENTO APLICADOS NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Samuel Ferreira da Fonseca Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri-UFVJM http://orcid.org/0000-0003-0327-646X
  • Carla Regina Mota Guedes Universidade Estadual de Montes Claros
  • Danniella Carvalho dos Santos Universidade Federal de Uberlândia – UFU

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236499422125

Resumo

Atualmente a escola disputa espaço com a informática, jogos eletrônicos e outras tecnologias perante os alunos. O uso dos iPods, Smartphones e Tablets por estudantes se tornou tão comum quanto ler e escrever. Desse modo a escola precisa se mobilizar para empregar as ferramentas tecnológicas sem perder de vista as finalidades educacionais. O objetivo deste trabalho é apresentar resultados de dois projetos educacionais que utilizaram geoprocessamento, informática e análise espacial no ensino médio. Trata-se do projeto Geotecnologias na educação: análise, interpretação de dados censitários e representação geográfica (Geotec). Este foi executado na E. E. José Maria Pereira, Buritizeiro/MG. O outro é o projeto Diamantina-SIG, realizado na E. E. Professor Leopoldo Miranda, Diamantina/MG. Por meio do Geotec foram analisados dados socioeconômicos da microrregião de Pirapora/MG, da área da escola e do balneário do Córrego das Pedras. Além disso, foram elaborados mapas coropléticos pelos próprios alunos. Por intermédio do projeto Diamantina-SIG foram confeccionados mapas temáticos da mesorregião do Vale do Jequitinhonha, com enfoque na variabilidade espacial dos indicadores sociais (IDH e índice GINI).  

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Biografia do Autor

Samuel Ferreira da Fonseca, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri-UFVJM

Mestre em Produção Vegetal (Pedologia/Geoprocessamento) pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri-UFVJM. Possui Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, Campus Pirapora/MG.

Carla Regina Mota Guedes, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestranda em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros. Especialista em Gestão e Manejo Ambiental pela Universidade Federal de Lavras. Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros, campus Pirapora/MG.

Danniella Carvalho dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Aluna do Programa de Pós-Graduação em Geografia (mestrado) da Universidade Federal de Uberlândia – UFU.  Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, Campus Pirapora/MG.

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Publicado

2017-04-20

Como Citar

Fonseca, S. F. da, Guedes, C. R. M., & Santos, D. C. dos. (2017). ANÁLISE ESPACIAL, INFORMÁTICA E GEOPROCESSAMENTO APLICADOS NO ENSINO MÉDIO. Geografia Ensino & Pesquisa, 21(1), 167–176. https://doi.org/10.5902/2236499422125

Edição

Seção

Geoinformação e Sensoriamento Remoto em Geografia