ANÁLISE ESPACIAL, INFORMÁTICA E GEOPROCESSAMENTO APLICADOS NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236499422125Abstract
Atualmente a escola disputa espaço com a informática, jogos eletrônicos e outras tecnologias perante os alunos. O uso dos iPods, Smartphones e Tablets por estudantes se tornou tão comum quanto ler e escrever. Desse modo a escola precisa se mobilizar para empregar as ferramentas tecnológicas sem perder de vista as finalidades educacionais. O objetivo deste trabalho é apresentar resultados de dois projetos educacionais que utilizaram geoprocessamento, informática e análise espacial no ensino médio. Trata-se do projeto Geotecnologias na educação: análise, interpretação de dados censitários e representação geográfica (Geotec). Este foi executado na E. E. José Maria Pereira, Buritizeiro/MG. O outro é o projeto Diamantina-SIG, realizado na E. E. Professor Leopoldo Miranda, Diamantina/MG. Por meio do Geotec foram analisados dados socioeconômicos da microrregião de Pirapora/MG, da área da escola e do balneário do Córrego das Pedras. Além disso, foram elaborados mapas coropléticos pelos próprios alunos. Por intermédio do projeto Diamantina-SIG foram confeccionados mapas temáticos da mesorregião do Vale do Jequitinhonha, com enfoque na variabilidade espacial dos indicadores sociais (IDH e índice GINI).
Downloads
References
ABREU, T. C.; SANTOS, D. P. 2011. O uso do computador no processo ensino aprendizagem da Geografia Física, no 6º ano do ensino fundamental. Revista Geográfica de América Central, n. esp. EGAL/2011 - Costa Rica, pp. 1-14.
BARROS, L. F. F.; CHAVES, M. S. 2011. Método fotocomparativo: uma proposta de construção do conhecimento geográfico no ensino básico. OKARA: Geografia em debate, v.5, n.1-2, p. 32-45.
CÂMARA, G; DAVIS, C; MONTEIRO, A. M; D’ALGE, J. C. 2001. Introdução à Ciência da Geoinformação. 2º edição, (revisada e ampliada). São José dos Campos/SP: INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.
FITZ, P. R. “Geoprocessamento no Ensino Médio”. IN: ANAIS da VII Conferencia Iberoamericana Sobre Sistemas de Información Geográfica. Mérida, Venezuela 1999.
FITZ, P. R. Geoprocessamento sem complicação. Oficina de Textos. São Paulo, 2010.
FONSECA, S. F. 2013. Geoprocessamento aplicado a classificação e distribuição das espécies arbóreas nas praças da cidade de Buritizeiro/MG. (Monografia) Graduação em Geografia. Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES. Departamento de Geociências, Pirapora – MG, 68p.
FONSECA, S. F. 2016. Geoprocessamento aplicado à identificação, análise espacial e temporal de usos da terra em áreas adjacentes às turfeiras da Serra do Espinhaço Meridional. (Dissertação - Mestrado em Produção Vegetal) – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Faculdade de Ciências Agrárias. Diamantina (MG). 124p.
FONSECA, S. F. 2014. Geoinformação e análise da distribuição do IDH entre os municípios da microrregião de Pirapora-MG, usando Quantum GIS. IN: ANAIS do IV Congresso em Desenvolvimento Social – Mobilidades e Desenvolvimentos. 27 – 29 de agosto. Universidade Estadual de Montes Claros.
FONSECA, S. F.; GUEDES, C. R. M. 2013. Geoprocessamento, Ensino e Pesquisa: aplicação de projetos na educação básica. IN: ANAIS do V Congresso Norte-Mineiro de pesquisa em Educação. Montes Claros - MG. Docências, Saberes Vivências. Montes Claros - MG: Editora Unimontes.
FONSECA, S. F.; MENDONCA, G. L. 2015. Uso de geoprocessamento em projetos na educação básica. Revista de Ensino de Geografia, v. 6, p. 5-19.
FONSECA, S. F.; SANTOS, D. C.; HERMANO, V. M. 2013a. Geoprocessamento aplicado á análise dos impactos socioambientais urbanos: estudo de caso do Bairro Santo Expedito em Buritizeiro/MG. Revista de Geografia (UFPE), vol. 30, n. 3, p. 178-191.
FONSECA, S. F.; MENDONÇA, G. L.; SANTOS, D. C.; CARDOSO, V. F. 2013b. Ensino de Geografia: uso e aplicação de oficina de cartografia enfatizando as formas de orientação. Geografia Ensino & Pesquisa, Santa Maria/RS. vol. 17, n. 2, p. 147-156. DOI: 10.5902/22364994/10778
FONSECA, S. F.; SANTOS, D. C; MENDONÇA, G. L.; GUEDES, C. R. M. 2013c Sistemas de Informações Geográficas no ensino médio. Revista da Casa da Geografia de Sobral (RCGS), Sobral/CE, V. 15, n. 2, p. 32 - 46.
FONSECA, S. F.; COTA, A. C.; GUEDES, C. R. M.; SANTOS, D. C. 2013e. Sistema de Informações Geográficas na Educação Básica. IN: ANAIS do V Congresso Norte-Mineiro de Pesquisa em Educação. Montes Claros - MG. Docências, Saberes Vivências. Montes Claros - MG: Editora Unimontes.
FONSECA, S. F.; SANTOS, D. C.; TRINDADE, W. M. 2014. Técnicas de geoprocessamento aplicadas na classificação e avaliação da distribuição das espécies arbóreas nas praças de Buritizeiro/MG. Geografia Ensino & Pesquisa, Santa Maria/RS. vol. 18, n. 2, p. 109-122. DOI: 10.5902/2236499412503
GIRÃO, O.; LIMA, S. R. 2013. O ensino de Geografia versus leitura de imagens: resgate e valorização da disciplina pela “alfabetização do olhar”. Geografia Ensino & Pesquisa, Santa Maria/RS. vol. 17, n. 2, p. 107-116. DOI: 10.5902/22364994/10774
HOLGADO, F. L.; ROSA, K. K. 2011. Olhares sobre a paisagem – a utilização de imagens de satélite e fotografias aéreas no ensino de Geografia. Geografia Ensino & Pesquisa, Santa Maria/RS, vol. 15, n.3, 129-138.
KOLVOORD, R. A.; D. H. UTTAL.; MEADOW, N. G. 2011. Using video case studies to assess the impact of the use of GIS on secondary students spatial thinking skills. Procedia: Social and Behavioral Sciences, 21, 372–379. doi:10.1016/j.sbspro.2011.07.039
LAUDARES, S. Geotecnologia ao alcance de todos. Editora Appris. Curitiba, 2014.
PATTERSON, T. C. 2007. Google Earth as a (Not Just) Geography Education Tool. Journal of Geography, 106:4, 145-152. DOI: 10.1080/00221340701678032
PONTUSCHKA, N. N. et al. A disciplina escolar e os currículos de Geografia. IN: PONTUSCHKA, N. N.; PAGNELLI, T. I.; CACETE, N. H. (pp. 59 – 86). Para Ensinar e Aprender Geografia. São Paulo, Cortez, 2007.
RIBEIRO, E. 2013. Pesquisa e criatividade na formação do professor de Geografia. Geografia Ensino & Pesquisa, Santa Maria/RS. vol. 17, n. 2, p. 107-116. DOI: 10.5902/22364994/10775
ROSA, R. 2005. Geotecnologias na Geografia Aplicada. Revista do Departamento de Geografia, 16 (2005) pp. 81-90. DOI: http://dx.doi.org/10.7154/RDG.2005.0016.0009
SILVA, A. B. 2003. Sistemas de Informações Geo-referenciadas, 236 p. Ed. Unicamp. São Paulo-SP.
SINGH. S. S. B. 2013. Integrating Geography Information System in Teaching Geography in Malaysian Secondary Smart Schools. Education Journal. Vol. 2, No. 4, pp. 149-154. doi: 10.11648/j.edu.20130204.17
SINGH, S. S. B.; KLEEMAN, G.; BERGEN, P. V. 2012. Opportunities to implement GIS in teaching and learning Geography: A survey among smart Schools in Sabah, Malaysia. Procedia: Social and Behavioral Sciences, 69, 884 – 889. doi: 10.1016/j.sbspro.2012.12.012
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The journal Geografia – Ensino & Pesquisa will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, may be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.The journal Geografia – Ensino & Pesquisa will obtain the auctorial rights for all published texts. This also implies that the text can be published anywhere in the world, including all rights on renewal, expansion and dissemination of the contribution, as well as other subsidiary rights. The author’s get permission to publish the contribution in other medias, printed or digital, may be in Portuguese or translation, since the publication is credited to Revista Geografia – Ensino & Pesquisa.