Processos de identificação e alteridadepela propaganda brasileira

Autores

  • Rosane da Conceição Pereira

DOI:

https://doi.org/10.5902/11180

Resumo

Toma-se discurso publicitário brasileiro como objeto, sob processos de identificação e alteridade construídos. O aporte teórico e metodológico fundamenta-se na Análise do Discurso de Michel Pêcheux: efeitos de sentido de imagens (olhar estrangeiro sobre Brasil, nós para ele e sobre nós) e crítica ao discurso fundador da publicidade, historicamente pela escrita e imprensa européias e menos pela oralidade pré século XIX. A rede de relacionamentos empresariais aumenta pela diversidade cultural e a ilusão de identidade pela língua portuguesa. Resulta que: anunciamos o que pressupomos ser visto pelo outro do lugar de sujeitos, para dizer/mostrar o possível no jogo das identificações.

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Como Citar

Pereira, R. da C. (2012). Processos de identificação e alteridadepela propaganda brasileira. Fragmentum, (29), 44–49. https://doi.org/10.5902/11180