ARQUIVO PESSOAL: FUNDO DOCUMENTAL NEUSA CARSON

Autores

  • Carla Saldanha da Silva UFSM
  • Rosani Beatriz Pivetta da Silva

DOI:

https://doi.org/10.5902/11059

Palavras-chave:

arquivos, fundo documental, arquivos pessoais, documentos.

Resumo

De modo geral, a pessoa mantém, sob sua custódia, documentos que, ao longo de sua vida, são produzidos ou recebidos, tendo assim o interesse particular de guarda. Os momentos vivenciados são testemunhados por documentos que, preservados e arranjados, podem servir como fontes de informação, pois neles está a trajetória de vida e a memória da pessoa física, formando seu arquivo pessoal. Os arquivos pessoais têm singularidades e especificidades diferentes dos arquivos institucionais, e isso também faz com que eles, muitas vezes, nos auxiliem no entendimento de outros arquivos. Assim, organizar um fundo documental de um arquivo pessoal requer do arquivista um trabalho de pesquisa que não se limita somente a teorias arquivísticas, mas conta com saberes advindos de outras áreas, como a História, Linguística, Paleografia e a própria área de atuação da pessoa produtora do acervo documental. A partir desse pensamento, foi desenvolvida uma política de arranjo e descrição de documentos para o Fundo Documental Neusa Carson. O projeto do Fundo Documental Neusa Carson teve origem por meio da doação, por seus familiares, de documentos que tratam da vida profissional e acadêmica da Prof.ª Dr.ª Neusa Martins Carson (1944-1987).

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Publicado

2013-10-19

Como Citar

Silva, C. S. da, & Silva, R. B. P. da. (2013). ARQUIVO PESSOAL: FUNDO DOCUMENTAL NEUSA CARSON. Fragmentum, (37), 31–41. https://doi.org/10.5902/11059