Reflexões sobre poética em crônicas de António Lobo Antunes

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5902/2179219484334

Mots-clés :

Crônicas, Metatexto, Poética, António Lobo Antunes

Résumé

Esse artigo examina nas crônicas de António Lobo Antunes algumas observações que o escritor faz acerca de sua própria escrita e da recepção crítica de suas obras. Nesse sentido, essas crônicas funcionam como apontamentos paralelos ao seu processo de criação romanesca. Nelas, observa-se ainda o exercício experimental da escrita encontrado em seus romances, além do da construção imagética de que o escritor faz uso na sua construção literária. Com isso, as crônicas parecem funcionar como espaço de reflexão de uma poética própria, vigorosamente perseguida pelo escritor no seu processo criativo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Claudia Maria de Souza Amorim, Université de l'État de rio de janeiro

Possui graduação em Português- Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), Especialização em Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), Mestrado em Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), Doutorado em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006) e Pós-Doutorado em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Outras Literaturas Vernáculas, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura portuguesa contemporânea, o caos na contemporaneidade, literatura portuguesa oitocentista, literaturas africanas contemporâneas em língua portuguesa e campo e cidade na literatura portuguesa. Desenvolve, atualmente, estudos na área de literatura portuguesa contemporânea.

Références

AMORIM, C. Casas que ardem invisíveis. Recensão. In: Colóquio Letras. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2014, p. 152-157.

AMORIM, C. Da fragmentação do discurso e da palavra: a escrita delirante de António Lobo Antunes. In: MATRAGA. Estudos Linguístos e Literários. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ. Rio de Janeiro: UERJ / De Letras, 2013, p. 155-172.

ANTUNES, A. L. Algumas crónicas. Lisboa: Dom Quixote, 2002.

ANTUNES, A. L. As coisas da vida. 60 crônicas. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.

ANTUNES, A. L. As crónicas. Prefácio de Marcelo Rebelo de Sousa. Lisboa: Dom Quixote, 2021.

ARNAUT, A. P. (Org.). António Lobo Antunes. A crítica na imprensa. 1980-2010. Cada um voa como quer. Lisboa: Almadina, 2011.

CEIA, C. E-Dicionário de Termos Literários. Disponível em: https://edtl.fcsh.unl.pt/ Acesso em: 15 jun. 2022.

JERÔNIMO, M. C. A. Uma casa, um tempo de espera e silêncio: uma leitura de Ontem não te vi em Babilónia e O arquipélago da insónia, de António Lobo Antunes. (Dissertação de Mestrado). Rio de Janeiro: UERJ, 2011.

MATHIAS, M. D. As crónicas de Lobo Antunes. Ferocidade e ternura. In: ARNAUT, A. P. (Org). António Lobo Antunes. A crítica na imprensa. 1980-2010. Cada um voa como quer. Lisboa: Almedina, 2011, p. 145-146.

REIS, C. A arte da crônica. In: ARNAUT, A. P. (Org.). António Lobo Antunes. A crítica na imprensa. 1980-2010. Cada um voa como quer. Lisboa: Almadina, 2011, p. 203-207.

Téléchargements

Publiée

2024-03-08

Comment citer

Amorim, C. M. de S. (2024). Reflexões sobre poética em crônicas de António Lobo Antunes. Fragmentum, (60). https://doi.org/10.5902/2179219484334