Esta é uma versão desatualizada publicada em 2021-06-09. Leia a versão mais recente.

SENTIR Y TRANSMITIR. EL ARTE DE LOS MEDIADORES DE LECTURA EN CONTEXTOS DE CRISIS

Autores

  • Michèle PETIT Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179219463560

Palavras-chave:

mediação, leitura, leitores, outro, desejo.

Resumo

Este texto constitui-se a partir da fala de Michele Pètit proferida no seminário A experiência leitora, na Feira Internacional do livro Infantil e Juvenil (FILIJ 28) em novembro de 2008, no México. Nele, a autora propõe uma reflexão sobre mediação de leitura a partir dos dois movimentos propostos no título – sentir e transmitir. Na primeira parte, trata do desejo que sentia ao observar sua mãe lendo, o que a fazia imaginar que coisas fabulosas a mantinha durante horas diante de um livro; ou quando ouvia seu professor de grego falar de livros e tecer relações que até então não havia imaginado. Assim, a partir de sua trajetória como leitora, Petit propõe que, primeiro, é a experiência leitora do outro que nos conduz à leitura e às pesquisas sobre leitura. No caso de Petit, sua pesquisa está relacionada ao interesse em ouvir a relação dos leitores com os textos. E nessa escuta, aparece o segundo eixo do texto – o transmitir -, em que menciona o trabalho de professores, bibliotecários, promotores de leitura, escritores, psicanalistas, editores e outros, que possibilitam a aproximação com os livros. E a partir dos livros, o acesso à interioridade do outro. Nesse sentido, apresenta o trabalho de mediação de leitura de Mirta Colangelo (Argentina) e de Mona Thomas (França) e, a partir deles, reforça uma imagem de leitura já afirmada em todo o texto: a leitura como uma oportunidade de encontrar-se com o outro, com as possibilidades e riscos que implica todo encontro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michèle PETIT, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Professor do curso de Letras e do mestrado em Estudos Linguísticos da Universidade Federal da Fronteia Sul (UFFS).

Referências

BAILLY, Jean-Christophe. Le versant animal. Paris: Bayard, 2007.

BAUDRY, Jean-Louis. L’âge de la lecture. París: Gallimard/Haute enfance, 2000.

BERGOUNIOUX, Pierre. Comme des petits poissons. In: ZOUGHEBI, Henriette. La littérature dès l’alphabet. París: Gallimard, 2002.

BOURDIEU, Pierre; CHARTIER, Roger. La lectura: una práctica cultural (entrevista). In: CHARTIER, Roger. Pratiques de lecture, París, Payot, p. 279.

CALVO, Blanca. Deseos. In: IGLESIAS, Javier Pérez. Palabras por la lectura, Plan de lectura. Castilla: La Mancha, 2007.

CASTARÈDE, Marie-France. La Voix et ses sortilège. París: Les Belles lettres, 2000.

DIATKINE, René. Lecture et développements psychiques. Perspectives Psychiatriques, n. 481, 1995. (reimpreso en Cahiers d’A.C.C.E.S., núm. 4).

GARZO, Gustato Martín. El caballero de los brezos. In: GARZO, Gustavo Martín. El hilo azul. Madrid: Aguilar, 2001. p. 21-31.

GROSSMAN, David. Dans la peau de Gisela [En la piel de Gisela]. París: Seuil, 2008.

LARROSA, Jorge. La experiencia de la lectura. México: Fondo de Cultura Económica, 2003.

MANGUEL, Alberto. Une histoire de la lecture. París: Actes Sud, 1998.

PETIT, Michèle. Una infancia en el país de los libros. México: Océano-Travesía, 2008. ( Col. Agora)

PETIT, Michèle. El arte de leer en tiempos de crisis. México: Océano-Travesía, 2009.

PROUST, Marcel. Sur la lecture. París: Actes Sud, 1988.

Publicado

2021-06-09

Versões

Como Citar

PETIT, M. (2021). SENTIR Y TRANSMITIR. EL ARTE DE LOS MEDIADORES DE LECTURA EN CONTEXTOS DE CRISIS. Fragmentum, (57). https://doi.org/10.5902/2179219463560