Esta es un versión antigua publicada el 2022-03-22. Consulte la versión más reciente.

PARA RELER O ATENEU

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179219463740

Palabras clave:

Raul Pompeia, literatura brasileira, crítica literária, leitura.

Resumen

Resumo: discutimos como o literário se configura em O Ateneu e consideramos a complexa arquitetura da obra como alegoria da sociedade brasileira no fim do século XIX. Correlacionamos as posturas literária, política e artística do autor às percepções da crítica. A compreensão de diferentes posicionamentos fizeram-nos concluir que a produção literária de Pompeia, o projeto político-cultural do escritor-artista, oferece campos de tensões a serem atualizados. O reposicionamento da crítica diante de detalhes da obra, a leitura dos desenhos, mostra o horizonte artístico da narrativa, o qual não pode ficar alheio ao campo de reflexões. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Márcia de SOUZA, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Doutorado em Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina - PPG-LIT UFSC. Mestrado em Literatura pelo mesmo Programa. Graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade do Oeste de Santa Catarina ? UNOESC. Docente da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. Atuou como coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Respectivas Literaturas (2014 a 2018). Também coordenou (2012 a 2014) e atua como docente no Curso de Licenciatura Intercultural Indígena em Línguas, Artes e Literaturas pela mesma instituição. Possui Experiência na área de Letras e desenvolve atividades relacionadas à pesquisa e extensão universitária na área. Coordena o Projeto de Extensão Bolsa Amarela: cidadania e formação de leitores. É membro do grupo de pesquisa em Estudos Linguísticos e Literários da Unochapecó.

Citas

ABREU, Capistrano de. Ensaios e estudos – 1ª série. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975. Disponível em: <http://www.brasiliana.usp.br/handle/1918/00158110#page/1/mode/1up>. Acesso em: set. 2020.

ANDRADE, Mario. Aspectos da Literatura Brasileira. 5. ed. São Paulo: Martins, 1974.

ARARIPE JR., Tristão de Alencar. Teoria, crítica e história literária. Rio de Janeiro; São Paulo: LTC; Edusp, 1978.

BARTHOLO, Therezinha. Raul Pompeia no desenho, a outra face de um talento. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 19 dez. 1975.

BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sergio Paulo Rouanet. Prefácio: Jeanne Marie Gagnebin. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BENJAMIN, Walter. A origem do drama trágico alemão. Trad. João Barrento. 1.ed. São Paulo: Autêntica Editora, 2011.

BÍBLIA. Bíblia de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2002.

BOSI, Alfredo (Org.). Araripe Junior: teoria, crítica e história literária. Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos; Edusp, 1978.

______. Histórica concisa da literatura brasileira. 3.ed. São Paulo: Cultrix, 1997.

______. Céu, inferno: ensaios de crítica literária e ideológica. 3. ed. São Paulo: Duas Cidades; 34, 2010.

BRASIL. Fundação Biblioteca Nacional. Acervo Digital. Divisão de Iconografia. Rio de Janeiro. Disponível em: <https://www.bn.gov.br>. Acesso em: mar./jul. 2016.

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. 11. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2010.

CAPAZ, Camil. Raul Pompeia: Biografia. São Paulo: Gryphus, 2001.

COUTINHO, Eduardo F.; AMIN, Mônica. (Orgs.). Raul Pompeia. Foz do Iguaçu: EDUNILA, 2016, 479 p.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: o nascimento da prisão. Trad. Raquel Ramalhete. 29. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

PAES, José Paulo. Armazém literário: ensaios. In: ARÊAS, Vilma (Org.). São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

PERRONE-MOYSES, Leyla (Org.). O Ateneu: retórica e paixão. São Paulo: Brasiliense; Edusp, 1988.

POMPEIA, Raul. Canções sem metro. Org. Gilberto Araújo. Campinas: São Paulo: Unicamp, 2013.

______. Canções sem metro. Rio de Janeiro: Typ. Aldina, 1900. Prólogo da obra Métrique naturelle du langage, de ‎Paul Pierson. Disponível em: <http://www.brasiliana.usp.br/bbd/bitstream/handle/1918/01506200/015062_COMPLETO.pdf>. Acesso em: fev. 2013.

______. Contos. Obras, vol. III. Org. e notas Afrânio Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira; Oficina Literária Afrânio Coutinho; FENAME, 1981.

______. O Ateneu. Apuração do texto com o original e introdução por Therezinha Bartholo, ilustração do autor. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1993.

______. O Ateneu: crônica de saudades. Edição comentada e ilustrada. Apres. Ivan Marques; notas Aluizio Leite. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2015.

______. O Ateneu: crônica de saudades. Introd. Pedro Meira Monteiro e posf. José Paulo Paes. 1. ed. São Paulo: Penguin Classics - Companhia das Letras, 2013.

______. O Ateneu. Porto Alegre: L&PM Pocket, 1998.

______. Obras. Org. Afrânio Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira/Oficina Literária Afrânio Coutinho, 1982.

______. Uma tragédia no Amazonas. Rio de Janeiro: Typ. Cosmopolita, 1880. Disponível em: <http://www.brasiliana.usp.br/bitstream/handle/1918/01506700/015067_COMPLETO.pdf>. Acesso em: mar. 2015.

______. Uma tragédia no Amazonas. São Paulo: Clube do Livro. 1964.

REVISTA BRASILEIRA DE LITERATURA COMPARADA. Porto Alegre: Associação Brasileira de Literatura Comparada (Abralic). v. 4, n. 4, 1998. Disponível em: https://revista.abralic.org.br/index.php/revista/issue/view/4. Acesso em: nov. 2020

SCHWARZ, Roberto. A sereia e o desconfiado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1965.

VERÍSSIMO, José. História da Literatura. São Paulo: Poeteiro Editor Digital, 2014. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bn000116.pdf>. Acesso em: dez. 2020.

Publicado

2021-06-09 — Actualizado el 2022-03-22

Versiones

Cómo citar

SOUZA, M. de. (2022). PARA RELER O ATENEU. Fragmentum, (57). https://doi.org/10.5902/2179219463740 (Original work published 9 de junio de 2021)