Recolher, escolher, acolher em um arquivo literário digital: o projeto da Electronic Literature Collection como coletânea e coleção
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179219461944Palabras clave:
Electronic Literature Collection, coletânea, coleção, arquivo literário digitalResumen
No presente artigo, analisamos os três primeiros volumes da Electronic Literature Collection (ELC), antologia seriada de literatura eletrônica desenvolvida pela Electronic Literature Organization. Interessa-nos discutir como a ELC se institui simultaneamente enquanto coletânea e coleção (dois conceitos diferentes em Português para collection), mobilizando um par de funções inerentes aos arquivos literários digitais: a instituição de um cânone e a preservação das obras compiladas nessa iniciativa. Apontamos como os modos de arquivamento da ELC afetam formas de produzir, circular, armazenar, catalogar ou ensinar a literatura eletrônica, determinando não apenas o passado ou o presente da e-lit, mas também seus possíveis futuros.Descargas
Citas
ARQUIVO DIGITAL DA PO.EX - POESIA EXPERIMENTAL PORTUGUESA. [200?] Disponível em: <https://po-ex.net/>. Acesso em: 20 set. 2020.
BENEDICT, B. The Paradox of the Anthology: Collecting and Différence in Eighteenth-Century Britain. New Literary History. Vol. 34, No. 2, Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2003, p. 231-256. Disponível em: <https://www.jstor.org/stable/20057778>. Acesso em: 22 set. 2020.
BERENS, K. I. “Decolonize” E-Literature? On Weeding the E-lit Garden. Electronic Book Review. 2020. Disponível em: <http://electronicbookreview.com/essay/decolonize-e-literature-on-weeding-the-e-lit-garden/>. Acesso em: 19 set. 2020.
CIBERIA PROJECT. [2000?]. Disponível em: <http://repositorios.fdi.ucm.es/CIBERIA/view/paginas/view_paginas.php?id=1>. Acesso em: 22 set. 2020.
DERRIDA, J. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
ELECTRONIC LITERATURE ORGANIZATION. ELC4: Call for Submissions. 2019. Disponível em: <https://eliterature.org/elc4/>. Acesso em: 10 set. 2020.
ELECTRONIC LITERATURE ORGANIZATION. Electronic Literature Collection 1. 2006. Disponível em: <https://collection.eliterature.org/1/>. Acesso em: 20 set. 2020.
ELECTRONIC LITERATURE ORGANIZATION. Electronic Literature Collection 2. 2011. Disponível em: <https://collection.eliterature.org/2/>. Acesso em: 20 set. 2020.
ELECTRONIC LITERATURE ORGANIZATION. Electronic Literature Collection 3. 2016. Disponível em: <https://collection.eliterature.org/3/>. Acesso em: 20 set. 2020.
ELECTRONIC LITERATURE ORGANIZATION. How to Teach Electronic Literature. [200?b] Disponível em: <https://teach.eliterature.org/home/how-to-teach-electronic-literature/>. Acesso em: 20 set. 2020.
ELECTRONIC LITERATURE ORGANIZATION. Welcome to the ELO. [200?a] Disponível em: <https://eliterature.org/>. Acesso em: 20 set. 2020.
ELMCIP – ELECTRONIC LITERATURE AS A MODEL OF CREATIVITY AND INNOVATION IN PRACTICE. [200?]. Disponível em: <https://elmcip.net/>. Acesso em: 10 set. 2020.
FLORES, L. Third Generation Electronic Literature. Electronic Book Review. 2019. Disponível em: <https://electronicbookreview.com/essay/third-generation-electronic-literature/>. Acesso em: 05 set. 2020.
FOUCAULT, M. Outros espaços. Estética: literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.
GAINZA, C. C. Narrativas y poéticas digitales en América Latina. Producción literaria en el capitalismo informacional. México: Cuarto Próprio, 2018.
GRIGAR, D.; SCHILLER, N.; RHODES, V.; GWIN, M.; WHITNEY, V.; BOWEN, K. Rebooting Electronic Literature: Documenting Pre-Web Digital Media. V. 1 Electronic Literature Lab, June 1, 2018. Disponível em: <https://scalar.usc.edu/works/rebooting-electronic-literature/index>. Acesso em: 27 set. 2020.
HARRIS, K. Archive. In: RYAN, M.-L.; EMERSON, L.; ROBERTSON, B. The Johns Hopkins Guide to Digital Media. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2014.
HAYLES, K. Literatura eletrônica: novos horizontes para o literário. São Paulo: Global, 2009.
HÖLLING, H. B. Mídia transicional: permanência, recursividade e o paradigma da conservação. In: GOBIRA, P. (Org.). A memória do digital e outras questões das artes e museologia. Belo Horizonte: EdUEMG, 2019.
KUIPERS, C. The Anthology/Corpus Dynamic: A Field Theory of the Canon. College Literature. V. 30, n. 2, Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2003, p. 51-71. Disponível em: <https://www.jstor.org/stable/25112719>. Acesso em: 15 set. 2020.
MOREIRA, M. E. R. Coleção, arquivo, biblioteca: a literatura de Borges e Calvino. Colatina: Clockbook, 2016.
MOULTHROP, S.; GRIGAR, D. Pathfinders: Documenting the Experience of Early Digital Literature. Nouspace Publications. June 1, 2015. Disponível em: <https://scalar.usc.edu/works/pathfinders/index?path=index>. Acesso em: 27 set. 2020.
NACHER, A. Gardening e-literature (or, how to effectively plant the seeds for future investigations on electronic literature). Electronic Book Review. 2020. Disponível em: <http://electronicbookreview.com/essay/gardening-e-literature-orhow-to-effectively-plant-the-seeds-for-future-investigations-on-electronic-literature/>. Acesso em: 19 set. 2020.
PAWLICKA, U. A. Visualizing Electronic Literature Collections. CLCWeb: Comparative Literature and Culture, v. 18. 2016. Disponível em: <https://docs.lib.purdue.edu/clcweb/vol18/iss1/3/>. Acesso em: 20 out. 2020.
RETTBERG, S. Communitizing Electronic Literature. Digital Humanities Quarterly. 2009. V. 3, n.2. Disponível em: <http://www.digitalhumanities.org/dhq/vol/3/2/000046/000046.html>. Acesso em: 29 set. 2020.
SANTOS, A. L. dos. Leitura de nós: ciberespaço e literatura. São Paulo: Itaú Cultural, 2003.
TAVARES, O. G. A interatividade na poesia digital. 2010. 120f. Dissertação (Mestrado em Literatura) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.
Descargas
Publicado
Versiones
- 2022-03-22 (2)
- 2021-06-09 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Fragmentum
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Ficam concedidos a Fragmentum todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os originais não devem ter sido publicados ou submetidos simultaneamente a outro periódico e não serão devolvidos. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.