L’<em>ART POETIQUE</em> D’ANDRÉE CHEDID : METAPOESIE, OU LA POESIE A LA DEUXIEME POTENCE

Autores/as

  • Daniela Lindenmeyer Kunze Universidade Federal de Pernambuco
  • Anselmo Peres Alós Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179219426330

Palabras clave:

Arte poética, Metapoesia, Andrée Chedid

Resumen

A noção de “poesia” e tudo o que ela engloba é a peça principal da arte poética de Andrée Chedid. Alguns de seus metapoemas a celebram, outros a definem, e há mesmo aqueles que questionam sua definição ou mesmo a caracterizam como indefinível; outros ainda buscam os elementos que compõem tal arte poética, ao mesmo tempo em que os utilizam para a definir. Assim, observando os metapoemas que compõe a arte poética da autora, algumas características ficam evidentes, repetindo-se ao longo de sua vasta obra. Tentaremos aqui realizar uma mostra significativa desses poemas, destacando a preocupação metalinguística da autora com o fazer poético. A primeira evidência que guia toda a metapoesia de Andrée Chedid é a aliança entre poesia e vida. A poesia é, sempre, de maneira explícita ou não, associada e comparada à vida. Tal associação ou comparação pode também se dar com o amor, porque como já mencionado, para a poeta, a noção de amor é mais vasta do que aquela do amor carnal – o amor, na poesia de Chedid, é um amor universal, por vezes confundido com a vida. 

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Biografía del autor/a

Anselmo Peres Alós, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Literatura Comparada. Professor do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Santa Maria. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma instituição.

Citas

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LEUWERS, Daniel. Les lettres du voyant – Rimbaud. Paris : Ellipses, 1998.

Publicado

2017-12-12

Cómo citar

Kunze, D. L., & Alós, A. P. (2017). L’<em>ART POETIQUE</em> D’ANDRÉE CHEDID : METAPOESIE, OU LA POESIE A LA DEUXIEME POTENCE. Fragmentum, (49), 159–183. https://doi.org/10.5902/2179219426330