A DISCURSIVIDADE DO CLIQUE NA PRODUÇÃO DE SENTIDOS E SUJEITOS

Autores

  • Paula Chiaretti Doutora pela Universidade de São Paulo. Docente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Vale do Sapucaí

DOI:

https://doi.org/10.5902/fragmentum.v0i48.23309

Palavras-chave:

Discurso digital, Clique, Subjetividade

Resumo

Apoiado na perspectiva teórico-metodológica da Análise de Discurso de filiação a Pêcheux, este trabalho busca analisar uma propaganda de um banco (“Corte os cliques da sua empresa”), que se apoia no uso de recursos tecnológicos para propor diferentes “soluções”. Buscou-se compreender de que modo a discursividade do “clique” funciona produzindo sentidos de imediato, literalidade, exatidão, precisão, correspondência, enfim, efeitos de sentido que apelam à completude (de sujeito e de sentido). Ao mesmo tempo, tentou-se mostrar os deslocamentos de sentido de liberdade e flexibilidade para os de codificação e prescrição.

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Publicado

2017-03-18

Como Citar

Chiaretti, P. (2017). A DISCURSIVIDADE DO CLIQUE NA PRODUÇÃO DE SENTIDOS E SUJEITOS. Fragmentum, (48), 129–150. https://doi.org/10.5902/fragmentum.v0i48.23309