A invisibilidade dos Povos Indígenas no livro didático de Língua Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179219486727Keywords:
Livro didático; Cultura indígena; Colonialismo; Invisibilidade.Abstract
This article seeks to analyze the Tecendo Linguagens: Portuguese language collection, in order to verify whether it complies with the legal regulations that ensure adequate teaching material for students and whether, from the aspect of multiculturalism, it contributes to the invisibility of indigenous populations. This collection was analyzed with the aim of explaining the way in which indigenous culture is presented in the teaching material in question. The analysis showed that the original populations were ostracized from this collection. This reveals the erasure to which these communities are relegated in national culture.
Downloads
References
ALENCAR, José de. Iracema. 24. ed. São Paulo: Ática, 1991[1865]. (Bom Livro). Disponível em: http://www.
dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action&co_obra=1844. Acesso em: 05 out. 2023.
ALENCAR, José de. O guarani. São Paulo, Martin Claret, 2003[1857].
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 6. Ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011 [1979].
BEZERRA, Paulo. Polifonia. In: BRAIT, Beth. (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. Rio de Janeiro: Contexto, 2005.
BRASIL. (1988) Constituição da República Federativa do Brasil Presidência da República. Casa Civil. Brasília
BRASIL. (1996) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996).
Presidência da República. Casa Civil. MEC: Brasília. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf. Acesso em 15 out. 2023.
BRASIL, Referencial curricular nacional para as escolas indígenas/Ministério da Educação e do Desporto,
Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: https://www.ufmg.br/copeve/Arquivos/2018/fiei_programa_ufmg2019.pdf. Acesso em 2 de mai. 2023.
BRASIL, Parecer CNE/CEB nº 14/1999, aprovado em 14 de setembro de 1999 , dispõe sobre as Diretrizes
Nacionais para o funcionamento das escolas indígenas. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/marco2012-pdf/10204-13-parecer-cne-ceb-14-99-diretrizes-curriculares-nacionais-da-educacao-escolar-indigena/file#:~:text=Este%20preceito%20legal%20(LDB%2F96,das%20comunidades%20ind%C3%ADgenas%20do%20Brasil. Acesso em 12 de ago. 2023.
BRASIL, Lei n. 11.645/2008, de 10 de março de 2008. Altera a lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996,
modificada pela lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 mar. 2008.
BRASIL, Lei nº 13.010, de 26 de junho de 2014. Altera a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da
Criança e do Adolescente). Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2014/lei-13010-26-junho
-778958-publicacaooriginal-144449-pl.html. Acesso em 02 de jun. 2023.
BRASIL, Parecer CNE/CEB nº 14/2015, aprovado em 11 de novembro de 2015c – Diretrizes Operacionais
para a implementação da história e das culturas dos povos indígena na Educação Básica, em decorrência da
Lei nº 11.645/2008. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_PAR_CNECEBN142015.pdf?query=etnico%20racial. Acesso em 15 de set. 2023.
DOURADO, Michelle Barbosa; SANTOS, Monique Nunes; OLIVEIRA, Rúbia Sherllen Lima. Os conteúdos
sobre o índio no livro didático. Seminário Gepráxis, Vitória da Conquista – Bahia – Brasil, v. 7, n. 7, p. 5731
, maio, 2019. Disponível em: http://anais.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/viewFile/9177/8983.
Acesso em 18 de set. 2023.
FREIRE, José Ribamar Bessa. A imagem do índio e o mito da escola. In MARFAN, M. A. (Org.) Congresso
Brasileiro de Qualidade na Educação- Formação de Professores: educação escolar indígena, Brasília: MEC,
, p.93-99
MALDONADO-TORRES, Nelson. Sobre la colonialidad del ser: contribuciones al desarrollo de un concepto.
In: CASTRO-GÓMEZ, S.; GROSFOGUEL, R. (Orgs.) El giro decolonial. Reflexiones para una diversidad
epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Universidad Javeriana-Instituto Pensar, Universidad Central IESCO, Siglo del Hombre Editores, 2007. p. 127-167.
MARTIN-BARBERO, Jesús. Oficio de Cartografo: travessias latino-americanas da comunicação na cultura.
Trad. Fidelina González. São Paulo: Loyola, 2004.
OLIVEIRA, Rosana Medeiros de. Descolonizar os livros didáticos: raça, gênero e colonialidade nos livros de
educação do campo. Revista Brasileira de Educação v. 22 n. 68 jan.-mar. 2017. Disponível em: https://www.
scielo.br/j/rbedu/a/rLND4pxQxJRrMpHTmvcV38H/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 06 de set. 2023
OLIVEIRA, Tania Amaral; ARAUJO, Lucy Aparecida Melo. Tecendo linguagem: língua portuguesa: 9º ano/
Tania Amaral Oliveira, Lucy Aparecida Melo Araujo-5. ed.-Barueri (SP):IBEP, 2018. Governo do Estado de São
Paulo/Secretaria da Educação. Currículo em Ação: 6º ano/Ensino fundamental II Vol.1
OLIVEIRA, Valdirene Fátima.; MIGUEL, Maria Aparecida de Fátima. Desconstrução do preconceito racial,
sob uma ótica de humanização In.: Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE, Caderno PDE 2014. disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uenp_port_artigo_valdirene_fatima_de_oliveira.pdf. Acesso em 22 out. 2023.
PAES DE BARROS, Cláudia Graziano; COSTA, Elizangela Patrícia Moreira da. Os gêneros multimodais em
livros didáticos: formação para o letramento visual. Bakhtiniana, São Paulo, n. 9, v. 2, p. 184-205, Ago./Dez.
PÉREZ GÓMEZ. A Cultura escolar na sociedade neoliberal. Porto Alegre: Artmed, 2001.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e
técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013.
ROJO, Rejane. BARBOSA. Jacqueline. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São
Paulo: Parábola Editorial, 2015.
SANTOS, Pedro Lôbo dos; SILVA, Eduardo Dias da. (2017) Além do arco e flecha: a construção étnico
identitária a partir da educação bilíngue indígena Potiguara-PB. Revista Espaço Acadêmico, v. 17, n. 199, p. 49-58, 5 dez. 2017. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/37842/21308. Acesso em: 17 jun. 2022.
SILVINO. Flávia Felipe. Letramento visual. Rev. Linguagem e tecnologia, v. 7, n. 1, 2014. Disponível em:
http://periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre. Acesso em 03 jun. 2023
VOLOCHÍNOV, Valentin Nikolaevich. A construção da enunciação e outros ensaios. Organização, tradução
e notas: João Wanderley Geraldi. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013 [1930].
VOLÓCHINOV, Valentin Nikoelaevich. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais
do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo; ensaio
introdutório de Sheila Grillo. São Paulo: Editora 34, 2021 [1929]. 376 p.
Downloads
Published
How to Cite
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ficam concedidos a Fragmentum todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os originais não devem ter sido publicados ou submetidos simultaneamente a outro periódico e não serão devolvidos. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.