A moda brasileira e os corpos em (re)vista: um gesto de leitura

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DOI:

https://doi.org/10.5902/2179219469016

Resumo

O lugar de filiação deste trabalho é o da Análise de Discurso (AD) de orientação materialista, considerando os trabalhos de Michel Pêcheux (França anos 60), os quais buscavam responder algumas questões sobre fatores extralinguísticos articulando o Materialismo Histórico, a Linguística e a Psicanálise; e os trabalhos de Eni Orlandi (Brasil, a partir dos anos 80), os quais buscam investigar as relações linguagem-sociedade-ideologia e a produção de sentidos e sujeitos em diferentes modos de significar. É deste lugar que pretendemos tecer nosso gesto de leitura sobre os Brasis, analisando um conjunto de capas da Vogue, questionamos: Como o corpo negro-feminino é discursivisado?

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Biografia do Autor

Bárbara Pavei Souza, Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI)

Mestre (2017) e Doutora (2021) em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina- UNISUL- pertencente a linha de pesquisa Texto e Discurso. Veiculada ao grupo de pesquisa Discurso, Cultura e Mídia no projeto de pesquisa: Corpo- Imagem e(m) Discurso. Desenvolve pesquisas na área de Moda e de Análise de Discurso, tendo o corpo como objeto principal de estudo. Graduada em Moda com Habilitação em Design de Moda pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2014) e Graduada em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Pitágoras- UNOPAR (2019). Professora e Coordenadora do Curso de Tecnologia em Design de Moda do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí: UNIDAVI e professora dos cursos de Qualificação em Modelagem no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial: SENAI. Atua como docente das disciplinas de Modelagem (Manual, Informatizada e Moulage), nas disciplinas de Costura, e Processo Criativo.

Nádia , Universidade do Sul de Santa Catarina -UNISUL

Mãe do Lucas Rodrigo e da Bruna Valentina. Possui graduação em Educação Artística (Licenciatura em Artes Cênicas) pela Universidade Federal de Santa Maria (1998); Especialização em Educação Infantil e Anos Iniciais, pela Universidade do Contestado; Mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL, 2004) e Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2010), tendo feito sanduíche na Universidad de Buenos Aires, Argentina em 2008. Atualmente é docente permanente da Universidade do Sul de Santa Catarina no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem. Tem experiência na área das Artes (Visuais e Cênicas), na área de Educação, Estética e Linguística, com ênfase em Análise do Discurso, o que a faz atuar principalmente nos temas: Artes presenciais e artes do vídeo, Cultura e Corporeidades. Coordenou o GT de Análise do Discurso na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL- 2018-2020). Atualmente desempenha a função de coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Unisul. Docente do Curso de Cinema e Audiovisual na mesma instituição nas áreas de Direção de Arte e Preparação de Elenco. Pós-doutorado em andamento - IEL/Unicamp com o tema de pesquisa: "Constituição do corpo-imagem feminino: projeções sensíveis e vulnerabilidade na arte contemporânea".

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Publicado

2022-12-20

Como Citar

Souza, B. P., & Neckel, N. . (2022). A moda brasileira e os corpos em (re)vista: um gesto de leitura. Fragmentum, (59). https://doi.org/10.5902/2179219469016

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