Literatura e caminhada: problemas de mediação de leitura

Autores

  • Demétrio Alves PAZ Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Cerro Largo - RS http://orcid.org/0000-0002-5305-290X
  • Saulo Gomes THIMÓTEO Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Realeza - PR
  • Pablo Lemos BERNED Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Cerro Largo - RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179219463744

Palavras-chave:

Ensino de literatura, Mediador de leitura, Leitura em sala de aula.

Resumo

Este texto propõe-se a discutir a importância da mediação no processo de formação de leitores no ambiente escolar e os benefícios que podem derivar do hábito da leitura. Nesta perspectiva, cabe ao professor um papel fundamental de promover o acesso às mais variadas expressões da literatura às novas gerações e fomentar um debate permanente na sala de aula a partir da prática da leitura compartilhada. A valorização da leitura oferece a descoberta e redescoberta de textos em que cada leitor pode se apropriar e moldar o modo de perceber a si mesmo e ao mundo em sua volta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Demétrio Alves PAZ, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Cerro Largo - RS

Professor Associado de Teoria Literária e Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Cerro Largo - RS

Saulo Gomes THIMÓTEO, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Realeza - PR

Professor Adjunto de Teoria Literária e Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Cerro Largo - RS

Pablo Lemos BERNED, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Cerro Largo - RS

Professor Adjunto de Teoria Literária e Literaturas de Língua Portuguesa na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Cerro Largo - RS

Referências

BAJOUR, Cecília. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. São Paulo: Pulo do gato, 2012.

BLOOM, Harold. Como e por que ler. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

BRADBURY, Ray. Fahrenheit 451. São Paulo: Globo, 2009.

CALVINO, Italo. Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

CANDIDO, Antonio. Formação da Literatura Brasileira. Belo Horizonte: Itatiaia, 1997. 2 Volumes.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. IN: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011.

CEIA, Carlos. O que é ser professor de literatura. Lisboa: Edições Colibri, 2002.

COUTO, Mia. O fio das missangas. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

FAILLA, Zoara (coord). Retratos da leitura no Brasil, 5 ed, 2020. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/5a-edicao-de-retratos-da-leitura-no-brasil-2/a-pesquisa-5a-edicao/ Acesso em 23 dez 2020.

FOSTER, Thomas C. Para ler literatura como um professor. São Paulo: Lua de Papel, 2010.

GALEANO, Eduardo. O livro dos abraços. Porto Alegre: L&PM, 1991.

HUSTON, Nancy. A espécie fabuladora. Porto Alegre: L&PM, 2010.

KUNDERA, Milan. A arte do romance. São Paulo Companhia das Letras, 2009.

LLOSA, Mario Vargas. A linguagem da paixão. São Paulo: ARX, 2002.

GUEDES, Paulo Coimbra; SOUZA, Jane Mari de. Leitura e escrita são tarefas da escola e não só do professor de português. IN: NEVES, Iara Conceição Bitencourt (et al). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1998.

PAZ, Demétrio Alves. O conto em língua portuguesa em sala de aula. São Paulo, Via Atlântica, nº 28, 261-276, Dez/2015.

PETIT, Michèle. A arte de ler. São Paulo: Ed. 34, 2009.

REYES, Yolanda. Ler e brincar, tecer e cantar. Literatura, escrita e educação. São Paulo: Pulo do gato, 2012.

SEIXAS, Heloísa. O prazer de ler. Rio de Janeiro: Casa das palavras, 2011.

TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: Difel, 2009.

Downloads

Publicado

2021-06-09 — Atualizado em 2022-03-22

Versões

Como Citar

PAZ, D. A., THIMÓTEO, S. G., & BERNED, P. L. (2022). Literatura e caminhada: problemas de mediação de leitura. Fragmentum, (57). https://doi.org/10.5902/2179219463744 (Original work published 9º de junho de 2021)