Apresentação

Confluências que animam um sonho: a educação étnico-racial no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179219490965

Palavras-chave:

Apresentação, Lei 10.639/03, educação étnico-racial, confluências, estado da arte

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Biografia do Autor

Elizete de Souza Bernardes, Instituto Federal Mato Grosso do Sul

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2017).
Atualmente, é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia de Mato Grosso do Sul - IFMS - (campus Dourados). Entre
outubro de 2014 a julho de 2015, realizou estágio doutoral na Université Paris
Ouest Nanterre, La Défense, Paris 10. Em 2013, tornou-se mestre em Letras
pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Em 2009,
licenciou-se em Letras, Habilitação Português/Inglês, pela Universidade
Federal da Grande Dourados (UFGD). É bacharel em Direito pela
Universidade da Grande Dourados - UNIGRAN - (2011). Atualmente, seus
interesses de pesquisa se voltam para os estudos dos discursos sobre a
violência do corpo negro e para uma Educação das Relações Étnico-Raciais.
Em 2021, recebeu o Prêmio Zumbi dos Palmares, na área da Educação, da
Câmara Municipal de Dourados.

Gesualda Rasia, Universidade Federal do Paraná

Fiz minha formação básica na Escola Pública, e cursei Letras- Português pela
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1988).
Posteriormente, Mestrado na UFRGS, do qual fui promovida, por banca
avaliativa, para o Doutorado. Área de concentração: Teorias do Texto e do
Discurso (2004). Tenho sólida experiência como docente da Educação Básica,
tendo trabalhado em escola de periferia e de centro; Ensino Fundamental e
Ensino Médio; no campo e na cidade; no diurno e no noturno. Desde 2009
sou professora na Universidade Federal do Paraná, na graduação e na pós-
graduação. Minhas áreas de estudos e de atuação são texto, discurso, história
das ideias linguísticas, ensino de língua portuguesa e formação de professores.
Fui coordenadora de Projeto de Língua Portuguesa do PIBID-CAPES de
2011 a 2017 Realizei, no 1/2015, estágio pós-doutoral na área de Estudos do
Discurso, na UFRGS e no 2/15, na área de Filosofia da Linguagem, na
Université Paris 8, com projeto de estudos aprovado pelo Edital Estágio-
Sênior da CAPES. Em 2018, 2019 e 2020 atuei como avaliadora no PNLD-
Literário. Fui vice-coordenadora do PPG-Letras da UFPR gestão 2021-2023 e
presidente do CELSUL, biênio 2021-2022. Sou pesquisadora produtividade,
do CNPQ, nível 2, desde 2022.

Mirielly Ferraça, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp),
com bolsa CAPES. Mestre em Letras - Linguagem e Sociedade pela
Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Pós-graduada em
Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela Faculdade Assis Gurgacz
(FAG). Graduada em Letras Português/Italiano (Unioeste) e em Jornalismo
pela Universidade Paranaense (Unipar). Desenvolve pesquisas em Análise de
Discurso materialista, buscando pensar nas relações entre sujeito, discurso e
espaço urbano. Professora Adjunta no curso de Letras, da Universidade
Federal do Paraná (UFPR).

Referências

BENTO, Cida. Pacto da branquitude. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

BISPO DOS SANTOS, Antônio. A terra dá, a terra quer. Imagens de Santídio Pereira; Texto de orelha de Malcom Ferdinand. São Paulo: Ubu Editora/ PISEGRAMA, 2023. 112pp.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC, 2004.

MUNDURUKU, Daniel. Manifesto. Mundurukando 1: Sobre saberes e utopias. Participação de Ciça Almeida. 2 ed. Lorena: UK’A, 2020. p. 93-94.

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Publicado

2025-02-28

Como Citar

de Souza Bernardes, E. ., Rasia, G. ., & Ferraça, M. (2025). Apresentação: Confluências que animam um sonho: a educação étnico-racial no Brasil. Fragmentum, (64), 07–13. https://doi.org/10.5902/2179219490965