Percepções sobre a educação das relações étnico-raciais na graduação médica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179219487840

Palavras-chave:

Relações étnico-raciais, Ensino médico, Letramento racial

Resumo

Este artigo apresenta um estudo qualitativo exploratório/descritivo sobre a percepção de docentes e discentes acerca da inserção da educação das relações étnico-raciais no currículo de graduação em Medicina. A pesquisa foi conduzida através de entrevistas semiestruturadas, a interpretação e análise dos dados coletados foram realizadas conforme a metodologia da Análise de Conteúdo Categorial de Laurence Bardin. Os resultados do estudo revelam a presença de forças que impulsionam transformações no trato das questões raciais, mas que na prática ainda não se traduz de modo efetivo como uma força transformadora.

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Biografia do Autor

Rita de Cassia Ladeira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Rita Ladeira é graduada em Odontologia com Mestrado Acadêmico em Relações Étnico-raciais - CEFET/RJ, (2014) e Doutorado em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (UFF), Pós-graduanda em Saúde Coletiva da Família e Pós-graduada em Homeopatia.

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Publicado

2025-02-28

Como Citar

Ladeira, R. de C. (2025). Percepções sobre a educação das relações étnico-raciais na graduação médica. Fragmentum, (64), 36–49. https://doi.org/10.5902/2179219487840