Violência e morte como Políticas de Estado
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179219487059Palavras-chave:
Chacinas, Violência de Estado, Relações de poderResumo
Nosso objetivo neste trabalho consistiu em discutir a violência de Estado na contemporaneidade, para isso, voltamo-nos ao Dicionário de Favelas Marielle Franco, a WikiFavelas, plataforma virtual que armazena conhecimentos sobre favelas e periferias. No dicionário, selecionamos os verbetes Chacinas em favelas no Rio de Janeiro e Chacina de Acari para analisarmos os posicionamentos materializados em tais discursividades e produzimos um gesto de interpretação sobre a chamada “estatização da morte”, lugar da diferença que legitima o direito ao extermínio de determinados sujeitos em comunidades de extrema vulnerabilidade social.
Downloads
Referências
ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO. Brasil: nunca mais. Petrópolis: Vozes, 1985.
BRUM, E. Brasil,construtor de ruínas – Um olhar sobre o país, de Lula a Bolsonaro. Porto Alegre: Arquipélago, 2019.
CAMPOS, J. G. dos S. A emergência do intelectual específico em práticas discursivas de transgressão: relatar a si mesmo como aleturgia no documentário resgates. 2021. 137 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2021. Disponível em: Disponível em: http://www.ple.uem.br/jefferson-gustavo-dos-santos-campos_tese.pdf. Acesso em: 23 fev. 2024.
CAMPOS, J.; CASTELEIRA, R.P.; FÉLIX, P. Espaços enunciativos informatizados e a política de cancelamento: notas a partir de um caso de racismo. In: ROMUALDO, E. C.; SANTOS, E. de M. (Orgs.). Linguagens, mídias e tecnologias. São Carlos: Pedro e João, 2022, p. 195-210.
CARNEIRO, S. Dispositivo de racialidade: A construção do outro como não ser como fundamento do ser. Rio de Janeiro: Zahar, 2023.
Chacina de Acari. In: Dicionário de Favelas Marielle Franco. 2023. Disponível em:https://wikifavelas.com.br/index.php/Chacina_de_Acari_-_26_de_julho_de_1990 . Acesso em: 1 dez. 2023.
anos da chacina de Acari. Dicionário de Favelas Marielle Franco. 2023. Disponível em:https://wikifavelas.com.br/index.php/32_anos_da_chacina_de_Acari . Acesso em: 1 dez. 2023.
Chacinas em favelas no Rio de Janeiro. In: Dicionário de Favelas Marielle Franco. 2023. Disponível em:https://wikifavelas.com.br/index.php/Chacinas_em_favelas_no_Rio_de_Janeiro. Acesso em: 1 dez. 2023.
FOUCAULT, M. Arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.
FOUCAULT, M. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1975-1976). São Paulo: Martins Fontes, 1999.
GONZALEZ, L. O Movimento Negro na Última Década. In: GONZALEZ, Lélia; HASENBALG, Carlos. Lugar de negro. Rio de Janeiro: Zahar, 2022.
HIRATA, D. et al. A chacina sem capuz e a estatização das mortes. Revista Piauí, 2022. Disponível emhttps://piaui.folha.uol.com.br/chacina-sem-capuz-e-estatizacao-das-mortes/. Acesso em: 1 set. 2023.
MANSO, B. P. República das Milícias. São Paulo: Todavia, 2020.
PÊCHEUX, M.O discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas, SP: Pontes, 2006
SODRÉ, M. O Fascismo da cor: uma radiografia do racismo nacional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ficam concedidos a Fragmentum todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os originais não devem ter sido publicados ou submetidos simultaneamente a outro periódico e não serão devolvidos. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.