Uma microfísica do tempo
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179219486948Palavras-chave:
Distâncias discursivas, Intertemporalidade, InterespacialidadeResumo
Neste texto, apresentamos alguns gestos de leitura sobre a problemática do tempo-espaço dos discursos formulados em nossa tese de doutorado Gestos do arquivo no Sul Metafórico: da língua do(s) direito(s) LGBTQIA+. Lemos como, de uma vez, o tempo é recortado pelo discurso do Curso de Linguística Geral entre duas ordens, o estático e o dinâmico, sendo essa última instância excluída dos limites de seu domínio de objetividade. Criando dificuldades para a linguística em sua emergência; marcando o estado momentâneo das determinações da língua, compreendidas em razão da contemporaneidade de seus valores; suturando o (tempo) invisível como cadeia de acontecimentos (causalidade) em oposição (absoluta) ao tempo visível, reconhecido/percebido pela consciência dos falantes; emprestando o caráter de em si (assistemático) aos fatos diacrônicos; o discurso do CGL, em nossa interpretação, divide o Tempo entre um tempo fora da língua, resto não teorizado, identificável a um passado diacrônico que condiciona e se opõe ao tempo da língua como um presente sincrônico. Articulamos possibilidades de passagem daquele ao tempo, digamos, presente em seus efeitos, ou, mais estritamente formulado, do presente constitutivo (interdiscursivo).
Downloads
Referências
AGAMBEN, G. Crítica do instante e do contínuo. In: Infância e história. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2005.
DUCROT, O; TODOROV, T. Dicionário enciclopédico das ciências da linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2007.
BENVENISTE, É. Problemas de lingüística geral I. Campinas: Pontes Editores, 2005.
DUBOIS, J. et al. Dicionário de linguística. São Paulo: Cultrix, 2014.
FLORES, V. N. et al. Dicionário de linguística da enunciação. São Paulo: Contexto, 2020.
FREGE, G. Sobre o Sentido e a Referência. In: ALCOFORADO, Paulo (org. e trad.). Lógica e Filosofia da Linguagem. São Paulo, Cultrix/Edusp, 1978.
GLEISER, M. Criação imperfeita. Rio de Janeiro: Record, 2014.
GLOZMAN, M. R; Morfología lingüística, saberes metalingüísticos y formación discursiva: Desafíos del lenguaje inclusivo en la Argentina actual. Caracol; 25; 6-2023; 543-574.
HAROCHE, C.; PÊCHEUX, M.; HENRY, P. A semântica e o corte saussuriano: língua, linguagem, discurso. In: BARONAS, R. L. (org.). Análise do discurso: apontamentos para uma história da noção-conceito de formação discursiva. São Carlos: Pedro & João, 2007.
HEIDEGGER, M. O fim da filosofia e a tarefa do pensamento. In: HEIDEGGER, M. Conferências e escritos filosóficos. São Paulo: Nova Cultural, 1991.
HEIDEGGER, M. Ser e tempo. Campinas, SP: Editora da Unicamp; Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2012.
HEIDEGGER, M. Os conceitos fundamentais da metafísica: mundo, finitude, solidão. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2015.
ORLANDI, E. P. Segmentar ou recortar. Série estudos, v. 10, p. 9-26, 1984.
PÊCHEUX, M. Linguística e marxismo: formações ideológicas, aparelhos ideológicos de estado, formações discursivas. In: ADORNO, G.; MARCEL, P.; MAZIÉRE, F. Entrevista com Francine Mazière: “Pêcheux sempre trabalhou com andaimes”. In: ADORNO et al (Orgs.). Encontros na análise de discurso: efeitos de sentidos entre continentes. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2019.
PÊCHEUX, M. Delimitações, inversões, deslocamentos. Cadernos de Estudos lingüísticos, v. 19, p. 7-24, 1999.
ROBIN, R. A memória saturada. Campinas: Editora da Unicamp, 2019.
ROMÉ, N. ¿Hay algo allá afuera? Historia y discurso en la teoría de Michel Pêcheux. Fragmentum, n. 54, p. 223-246, 2019.
SAUSSURE, F. Curso de linguística geral. São Paulo: Cultrix, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ficam concedidos a Fragmentum todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os originais não devem ter sido publicados ou submetidos simultaneamente a outro periódico e não serão devolvidos. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.