A invisibilidade dos Povos Indígenas no livro didático de Língua Portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179219486727

Palavras-chave:

Livro didático; Cultura indígena; Colonialismo; Invisibilidade.

Resumo

O presente artigo busca analisar a coleção Tecendo Linguagens: língua portuguesa, a fim de verificar se ela está em conformidade com as normativas legais que asseguram o material didático adequado aos estudantes e se sob o aspecto do multiculturalismo, coopera para a invisibilidade das populações indígenas.  Tal coleção, foi analisada com o intuito de explicitar o modo como a cultura indígena é apresentada no material didático em questão. A análise evidenciou que as populações originárias foram ostracizadas dessa coleção. Isso revela o apagamento a que essas comunidades estão relegadas na cultura nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Fabiola Alves Chagas, Universidade Federal do Pará

Angela Fabiola Alves Chagas, doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Professora vinculada ao Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL/UFPA); endereço: Trav. Vileta, 1038 – apto 302, Bairro Pedreira, Belém/PA. E-mail: angchagas@yahoo.com.br. Celular: (91) 98439-3937.

Referências

ALENCAR, José de. Iracema. 24. ed. São Paulo: Ática, 1991[1865]. (Bom Livro). Disponível em: http://www.

dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action&co_obra=1844. Acesso em: 05 out. 2023.

ALENCAR, José de. O guarani. São Paulo, Martin Claret, 2003[1857].

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 6. Ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011 [1979].

BEZERRA, Paulo. Polifonia. In: BRAIT, Beth. (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. Rio de Janeiro: Contexto, 2005.

BRASIL. (1988) Constituição da República Federativa do Brasil Presidência da República. Casa Civil. Brasília

BRASIL. (1996) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996).

Presidência da República. Casa Civil. MEC: Brasília. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf. Acesso em 15 out. 2023.

BRASIL, Referencial curricular nacional para as escolas indígenas/Ministério da Educação e do Desporto,

Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: https://www.ufmg.br/copeve/Arquivos/2018/fiei_programa_ufmg2019.pdf. Acesso em 2 de mai. 2023.

BRASIL, Parecer CNE/CEB nº 14/1999, aprovado em 14 de setembro de 1999 , dispõe sobre as Diretrizes

Nacionais para o funcionamento das escolas indígenas. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/marco2012-pdf/10204-13-parecer-cne-ceb-14-99-diretrizes-curriculares-nacionais-da-educacao-escolar-indigena/file#:~:text=Este%20preceito%20legal%20(LDB%2F96,das%20comunidades%20ind%C3%ADgenas%20do%20Brasil. Acesso em 12 de ago. 2023.

BRASIL, Lei n. 11.645/2008, de 10 de março de 2008. Altera a lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996,

modificada pela lei n. 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11 mar. 2008.

BRASIL, Lei nº 13.010, de 26 de junho de 2014. Altera a Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da

Criança e do Adolescente). Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2014/lei-13010-26-junho

-778958-publicacaooriginal-144449-pl.html. Acesso em 02 de jun. 2023.

BRASIL, Parecer CNE/CEB nº 14/2015, aprovado em 11 de novembro de 2015c – Diretrizes Operacionais

para a implementação da história e das culturas dos povos indígena na Educação Básica, em decorrência da

Lei nº 11.645/2008. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_PAR_CNECEBN142015.pdf?query=etnico%20racial. Acesso em 15 de set. 2023.

DOURADO, Michelle Barbosa; SANTOS, Monique Nunes; OLIVEIRA, Rúbia Sherllen Lima. Os conteúdos

sobre o índio no livro didático. Seminário Gepráxis, Vitória da Conquista – Bahia – Brasil, v. 7, n. 7, p. 5731

, maio, 2019. Disponível em: http://anais.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/viewFile/9177/8983.

Acesso em 18 de set. 2023.

FREIRE, José Ribamar Bessa. A imagem do índio e o mito da escola. In MARFAN, M. A. (Org.) Congresso

Brasileiro de Qualidade na Educação- Formação de Professores: educação escolar indígena, Brasília: MEC,

, p.93-99

MALDONADO-TORRES, Nelson. Sobre la colonialidad del ser: contribuciones al desarrollo de un concepto.

In: CASTRO-GÓMEZ, S.; GROSFOGUEL, R. (Orgs.) El giro decolonial. Reflexiones para una diversidad

epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Universidad Javeriana-Instituto Pensar, Universidad Central IESCO, Siglo del Hombre Editores, 2007. p. 127-167.

MARTIN-BARBERO, Jesús. Oficio de Cartografo: travessias latino-americanas da comunicação na cultura.

Trad. Fidelina González. São Paulo: Loyola, 2004.

OLIVEIRA, Rosana Medeiros de. Descolonizar os livros didáticos: raça, gênero e colonialidade nos livros de

educação do campo. Revista Brasileira de Educação v. 22 n. 68 jan.-mar. 2017. Disponível em: https://www.

scielo.br/j/rbedu/a/rLND4pxQxJRrMpHTmvcV38H/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 06 de set. 2023

OLIVEIRA, Tania Amaral; ARAUJO, Lucy Aparecida Melo. Tecendo linguagem: língua portuguesa: 9º ano/

Tania Amaral Oliveira, Lucy Aparecida Melo Araujo-5. ed.-Barueri (SP):IBEP, 2018. Governo do Estado de São

Paulo/Secretaria da Educação. Currículo em Ação: 6º ano/Ensino fundamental II Vol.1

OLIVEIRA, Valdirene Fátima.; MIGUEL, Maria Aparecida de Fátima. Desconstrução do preconceito racial,

sob uma ótica de humanização In.: Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE, Caderno PDE 2014. disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uenp_port_artigo_valdirene_fatima_de_oliveira.pdf. Acesso em 22 out. 2023.

PAES DE BARROS, Cláudia Graziano; COSTA, Elizangela Patrícia Moreira da. Os gêneros multimodais em

livros didáticos: formação para o letramento visual. Bakhtiniana, São Paulo, n. 9, v. 2, p. 184-205, Ago./Dez.

PÉREZ GÓMEZ. A Cultura escolar na sociedade neoliberal. Porto Alegre: Artmed, 2001.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e

técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013.

ROJO, Rejane. BARBOSA. Jacqueline. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São

Paulo: Parábola Editorial, 2015.

SANTOS, Pedro Lôbo dos; SILVA, Eduardo Dias da. (2017) Além do arco e flecha: a construção étnico

identitária a partir da educação bilíngue indígena Potiguara-PB. Revista Espaço Acadêmico, v. 17, n. 199, p. 49-58, 5 dez. 2017. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/37842/21308. Acesso em: 17 jun. 2022.

SILVINO. Flávia Felipe. Letramento visual. Rev. Linguagem e tecnologia, v. 7, n. 1, 2014. Disponível em:

http://periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre. Acesso em 03 jun. 2023

VOLOCHÍNOV, Valentin Nikolaevich. A construção da enunciação e outros ensaios. Organização, tradução

e notas: João Wanderley Geraldi. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013 [1930].

VOLÓCHINOV, Valentin Nikoelaevich. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais

do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo; ensaio

introdutório de Sheila Grillo. São Paulo: Editora 34, 2021 [1929]. 376 p.

Downloads

Publicado

2025-02-28

Como Citar

Braga de Oliveira, E., & Alves Chagas, A. F. . (2025). A invisibilidade dos Povos Indígenas no livro didático de Língua Portuguesa. Fragmentum, (64), 89–102. https://doi.org/10.5902/2179219486727