A invisibilidade dos Povos Indígenas no livro didático de Língua Portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179219486727

Palavras-chave:

Livro didático; Cultura indígena; Colonialismo; Invisibilidade.

Resumo

O presente artigo busca analisar a coleção Tecendo Linguagens: língua portuguesa, a fim de verificar se ela está em conformidade com as normativas legais que asseguram o material didático adequado aos estudantes e se sob o aspecto do multiculturalismo, coopera para a invisibilidade das populações indígenas.  Tal coleção, foi analisada com o intuito de explicitar o modo como a cultura indígena é apresentada no material didático em questão. A análise evidenciou que as populações originárias foram ostracizadas dessa coleção. Isso revela o apagamento a que essas comunidades estão relegadas na cultura nacional.

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Biografia do Autor

Ecilia Braga de Oliveira, UFPA

Mestre em Letras pela Universidade Federal do Pará. Possui graduação em Letras - Português pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2010). Atualmente é professora - E.E.E.F. BOA VISTA I e efetivo - assistente administrativo - E.E.E.F DR ANÍBAL DUARTE. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, gêneros discursivos, autobiografia, direito e carta aberta.

Angela Fabiola Alves Chagas, Universidade Federal do Pará

Angela Fabiola Alves Chagas, doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Professora vinculada ao Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL/UFPA); endereço: Trav. Vileta, 1038 – apto 302, Bairro Pedreira, Belém/PA. E-mail: angchagas@yahoo.com.br. Celular: (91) 98439-3937.

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Publicado

2025-02-28

Como Citar

Braga de Oliveira, E., & Alves Chagas, A. F. (2025). A invisibilidade dos Povos Indígenas no livro didático de Língua Portuguesa. Fragmentum, (64), 89–102. https://doi.org/10.5902/2179219486727