Literatura e caminhada: problemas de mediação de leitura
DOI:
https://doi.org/10.5902/2179219463744Palavras-chave:
Ensino de literatura, Mediador de leitura, Leitura em sala de aula.Resumo
Este texto propõe-se a discutir a importância da mediação no processo de formação de leitores no ambiente escolar e os benefícios que podem derivar do hábito da leitura. Nesta perspectiva, cabe ao professor um papel fundamental de promover o acesso às mais variadas expressões da literatura às novas gerações e fomentar um debate permanente na sala de aula a partir da prática da leitura compartilhada. A valorização da leitura oferece a descoberta e redescoberta de textos em que cada leitor pode se apropriar e moldar o modo de perceber a si mesmo e ao mundo em sua volta.
Downloads
Referências
BAJOUR, Cecília. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. São Paulo: Pulo do gato, 2012.
BLOOM, Harold. Como e por que ler. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
BRADBURY, Ray. Fahrenheit 451. São Paulo: Globo, 2009.
CALVINO, Italo. Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
CANDIDO, Antonio. Formação da Literatura Brasileira. Belo Horizonte: Itatiaia, 1997. 2 Volumes.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. IN: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011.
CEIA, Carlos. O que é ser professor de literatura. Lisboa: Edições Colibri, 2002.
COUTO, Mia. O fio das missangas. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
FAILLA, Zoara (coord). Retratos da leitura no Brasil, 5 ed, 2020. Disponível em: https://www.prolivro.org.br/5a-edicao-de-retratos-da-leitura-no-brasil-2/a-pesquisa-5a-edicao/ Acesso em 23 dez 2020.
FOSTER, Thomas C. Para ler literatura como um professor. São Paulo: Lua de Papel, 2010.
GALEANO, Eduardo. O livro dos abraços. Porto Alegre: L&PM, 1991.
HUSTON, Nancy. A espécie fabuladora. Porto Alegre: L&PM, 2010.
KUNDERA, Milan. A arte do romance. São Paulo Companhia das Letras, 2009.
LLOSA, Mario Vargas. A linguagem da paixão. São Paulo: ARX, 2002.
GUEDES, Paulo Coimbra; SOUZA, Jane Mari de. Leitura e escrita são tarefas da escola e não só do professor de português. IN: NEVES, Iara Conceição Bitencourt (et al). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 1998.
PAZ, Demétrio Alves. O conto em língua portuguesa em sala de aula. São Paulo, Via Atlântica, nº 28, 261-276, Dez/2015.
PETIT, Michèle. A arte de ler. São Paulo: Ed. 34, 2009.
REYES, Yolanda. Ler e brincar, tecer e cantar. Literatura, escrita e educação. São Paulo: Pulo do gato, 2012.
SEIXAS, Heloísa. O prazer de ler. Rio de Janeiro: Casa das palavras, 2011.
TODOROV, Tzvetan. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: Difel, 2009.
Downloads
Publicado
Versões
- 2022-03-22 (2)
- 2021-06-09 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Fragmentum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ficam concedidos a Fragmentum todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os originais não devem ter sido publicados ou submetidos simultaneamente a outro periódico e não serão devolvidos. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais.