Letramentos e identidades: vivências, práticas e contextos de estudantes surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179219442719

Palavras-chave:

Alunos surdos, Letramentos, Identidades.

Resumo

O artigo estuda eventos e práticas de letramentos de graduandos surdos e seus elos com questões de identidades. Parte de uma pesquisa-ação, realizada através de um estudo de caso (STAKE, 1995), em turmas de surdos licenciandos em Letras-Libras. Considera-se tais estudantes, membros de uma comunidade de práticas (ECKERT; MCCONNELL-GINET, 1992) e investiga-seseus processos de letramentos em Língua Portuguesa como L2, conexos a dinâmicas de negociações de identidades. O esteio teórico do trabalho fundamenta-se nos Novos Estudos de Letramentos (GEE, 2000; STREET, 2014) e na Semiótica Social (KRESS, 2003; JEWITT, 2008).

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Biografia do Autor

Danielle Cristina Mendes Pereira RAMOS, Universidade Federal do Rio de Janeiro Universidade de São Paulo

Professora Adjunta do Setor de Estudos Literários do Departamento de Letras-Libras (Faculdade de Letras -UFRJ) e pesquisadora de pós-doutorado na FFLCH da Universidade de São Paulo, no Departamento de Letras Modernas.

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Publicado

2020-07-20 — Atualizado em 2022-03-24

Versões

Como Citar

RAMOS, D. C. M. P. (2022). Letramentos e identidades: vivências, práticas e contextos de estudantes surdos. Fragmentum, (55), 177–199. https://doi.org/10.5902/2179219442719 (Original work published 20º de julho de 2020)