Português como segunda língua: contribuições para a implantação de um programa de ensino bilíngue para surdos, de Roberval Teixeira e Silva

Autores

  • Fernanda Moraes D'OLIVO FTESM

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179219441863

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Moraes D'OLIVO, FTESM

Fernanda Moraes D'Olivo é Professora Assistente I da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques (FTESM), atuando na graduação e pós-graduação do curso de Letras. É pós-doutora em Ciências da Linguagem pela UFF e mestre e doutora em Linguística pela Unicamp.

Referências

ALTENHOFEN, C. V.. O conceito de língua materna e suas implicações para o estudo do bilingüismo (alemão-português). Martius-Staden-Jahrbuch, São Paulo, n. 49, p. 141-161, 2002. Disponível em: http://www.ipol.org.br/ler.php?cod=94. Acesso em: 10 maio 2020.

GOFFMAN, E. Presentation of self in everyday life. New York: Anchor, 1959.

GRICE, H. P. Logic and conversation. In: COLE, P. & MORGAN, J. (Eds.). Syntax and Semantics. New York: Academic Press, 1975, p. 41-58.

GUMPERZ, J. J. Language and social identity. Cambridge: Cambridge Univ. Press, 1982.

HEYE, J.; SAVEDRA, M. Dimensões de bilingüismo e bilingualidade na aquisição formal da L2. Revista Palavra, n. 3. Rio de Janeiro. Departamento de Letras, PUC-Rio, 1995, p. 78-96.

KLEIMAN, A. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: KLEIMAN, A. (Org.). Os significados do letramento. Campinas: Mercado das letras, 1995, p. 15-61.

KLEIMAN, A. A construção de identidades em sala de aula: um enfoque interacional. In: Língua(gem) e identidade. Campinas: Mercado das letras, 1998, p. 267-302.

RIBEIRO, B.; GARCEZ, P. (Org.). Sociolinguística interacional. Porto Alegre: AGE editora, 1998.

TANNEN, D. Conversational Style: Analyzing Talk Among Friends. Norwood, New Jersey: Ablex, 1984.

Downloads

Publicado

2020-07-20 — Atualizado em 2022-03-24

Versões

Como Citar

D’OLIVO, F. M. (2022). Português como segunda língua: contribuições para a implantação de um programa de ensino bilíngue para surdos, de Roberval Teixeira e Silva. Fragmentum, (55), 285–288. https://doi.org/10.5902/2179219441863 (Original work published 20º de julho de 2020)