L’<em>ART POETIQUE</em> D’ANDRÉE CHEDID : METAPOESIE, OU LA POESIE A LA DEUXIEME POTENCE

Autores

  • Daniela Lindenmeyer Kunze Universidade Federal de Pernambuco
  • Anselmo Peres Alós Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179219426330

Palavras-chave:

Arte poética, Metapoesia, Andrée Chedid

Resumo

A noção de “poesia” e tudo o que ela engloba é a peça principal da arte poética de Andrée Chedid. Alguns de seus metapoemas a celebram, outros a definem, e há mesmo aqueles que questionam sua definição ou mesmo a caracterizam como indefinível; outros ainda buscam os elementos que compõem tal arte poética, ao mesmo tempo em que os utilizam para a definir. Assim, observando os metapoemas que compõe a arte poética da autora, algumas características ficam evidentes, repetindo-se ao longo de sua vasta obra. Tentaremos aqui realizar uma mostra significativa desses poemas, destacando a preocupação metalinguística da autora com o fazer poético. A primeira evidência que guia toda a metapoesia de Andrée Chedid é a aliança entre poesia e vida. A poesia é, sempre, de maneira explícita ou não, associada e comparada à vida. Tal associação ou comparação pode também se dar com o amor, porque como já mencionado, para a poeta, a noção de amor é mais vasta do que aquela do amor carnal – o amor, na poesia de Chedid, é um amor universal, por vezes confundido com a vida. 

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Biografia do Autor

Anselmo Peres Alós, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Literatura Comparada. Professor do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Santa Maria. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma instituição.

Referências

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Publicado

2017-12-12

Como Citar

Kunze, D. L., & Alós, A. P. (2017). L’<em>ART POETIQUE</em> D’ANDRÉE CHEDID : METAPOESIE, OU LA POESIE A LA DEUXIEME POTENCE. Fragmentum, (49), 159–183. https://doi.org/10.5902/2179219426330