ENTRE A SEDUÇÃO E O SONHO: UMA LEITURA DE “O HOMEM DOS SONHOS”, DE MÁRIO DE SÁ-CARNEIRO, À LUZ DA FILOSOFIA DE SOREN KIERKEGAARD

Autores

  • Márcia Manir Miguel Feitosa Universidade Federal do Maranhão
  • Leonardo Silva Sousa Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da mesma universidade.

DOI:

https://doi.org/10.5902/fragmentum.v0i47.21552

Palavras-chave:

Filosofia, Literatura, Existência

Resumo

O objetivo deste trabalho consiste em aproximar a Filosofia de Sören Kierkegaard (1813-1855) da Literatura de Mário de Sá-Carneiro (1890-1916), por meio da análise da personagem “O russo”, do conto O homem dos sonhos. À luz da estadia estética em Kierkegaard, inspirada na obra Diário de um sedutor, será possível identificar aproximações e afinidades entre as personagens e como se desenvolve esse estádio existencial no pensamento do filósofo dinamarquês.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Manir Miguel Feitosa, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Literatura Portuguesa pela USP e Pós-Doutora em Estudos Comparatistas pelo Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa. Profa. Associada nível IV da Universidade Federal do Maranhão.

Referências

ALMEIDA, Jorge Miranda de; VALLS, Álvaro Luiz de Montenegro. Kierkegaard. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

BARROS, Tania Sturzbecher de. O duplo em Céu e fogo de Mário de Sá-Carneiro. Dissertação (Mestrado em Letras e Estudos Literários). Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR, 2003.

BUENO, Alexei. Introdução: Sá-Carneiro e o Brasil: à procura do último ideal. In: SÁ-

FARAGO, France. Compreender Kierkegaard. Tradução de Ephraim F. Alves. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

GILLES, Thomas Ransom. História do Existencialismo e da Fenomenologia. São Paulo: EPU, Ed. Universidade de São Paulo, 1975.

GRAMMONT, Guiomar de. Don Juan, Fausto e o Judeu Errante em Kierkegaard. Petropólis, RJ: Catedral das Letras, 2003.

KIERKEGAARD, Sören Aabye. Diário de um sedutor. Os pensadores. Tradução de Carlos Grifo. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

KIERKEGAARD, Sören Aabye. Temor e tremor. Os pensadores. Tradução de Maria José Marinho. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

KIERKEGAARD, Sören Aabye. O desespero humano (doença até a morte). Os pensadores. Tradução de Adolfo Casais Monteiro. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

KIERKEGAARD, Sören Aabye. Vida e obra. Coleção: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

KIERKEGAARD, Sören Aabye. O conceito de angústia. Tradução de Álvaro Luiz de Montenegro Valls. 2. ed. Petrópolis: Vozes, [1844] 2010. (Pensamento Humano).

KIERKEGAARD, Sören Aabye. Migalhas filosóficas ou um bocadinho da filosofia de João Clímacus. Tradução de Álvaro Luiz de Montenegro Valls e Ernani Reichmann. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, [1844] 2011.

PROTÁSIO, Myriam Moreira. Da genialidade sensível ao amor à norma: existência e consciência em Kierkegaard. Rio de Janeiro: Mauad X, 2014.

SÁ-CARNEIRO, Mário de. Obra Completa. Introdução e organização de Alexei Bueno. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995.

VALLS, Álvaro Luiz de Montenegro. Os sedutores românticos: a força e o método. In: RIBEIRO, Renato Janine (Org.). A sedução e suas máscaras: ensaio sobre Don Juan. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

Downloads

Publicado

2017-03-16

Como Citar

Feitosa, M. M. M., & Sousa, L. S. (2017). ENTRE A SEDUÇÃO E O SONHO: UMA LEITURA DE “O HOMEM DOS SONHOS”, DE MÁRIO DE SÁ-CARNEIRO, À LUZ DA FILOSOFIA DE SOREN KIERKEGAARD. Fragmentum, (47), 11–27. https://doi.org/10.5902/fragmentum.v0i47.21552