AGRICULTURA FAMILIAR DE PRODUTOS ORGÂNICOS: UM OLHAR SOB A ÓTICA DO MARKETING

Autores

  • Adriano Lago UFSM
  • Leticia Lengler UFSM
  • Daniel Arruda Coronel UFSM
  • Tânia Nunes Silva UFRGS

Resumo

As mudanças de comportamento do consumidor de alimentos têm determinado e influenciado as estratégias e atitudes dos outros elos das cadeias produtivas. Esta lógica altera a visão de que a produção determina o consumo e, portanto, as estratégias de marketing, para uma visão da produção orientada pelo consumo. Assim, este estudo objetiva identificar as principais estratégias de marketing dos produtores familiares de produtos orgânicos, expostos na 29ª Exposição Feira Internacional (Expointer) realizada em agosto/setembro de 2006, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, Rio Grande do Sul (RS). Para fundamentar as proposições e questionamentos deste estudo, foram abordadas algumas reflexões teóricas acerca da agricultura familiar, produção orgânica,cooperação e marketing. Os dados foram coletados através da aplicação de um questionário semi-estruturado a representantes de nove agroindústrias familiares produtora de orgânicos. Verificou-se que os produtores orgânicos estudados apresentam estratégias de marketing incipientes, centradas principalmente na participação em feiras. Neste sentido, percebe-se a cooperação, mediante a formação de redes de cooperação, como alternativa relevante no estabelecimento de um olhar da produção e comercialização de orgânicos a partir do marketing, orientado pela demanda.

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Biografia do Autor

Adriano Lago, UFSM

Doutorando em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS),Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), EngenheiroAgrônomo (UFSM), bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico(CNPq) e membro do Grupo de Estudos em Organizações (GESTOR).

Leticia Lengler, UFSM

Mestranda em Agronegócios (UFRGS), Administradora (UFSM), Bolsista CAPES e membro doGESTOR.

Daniel Arruda Coronel, UFSM

Mestrando em Agronegócios (UFRGS), Economista (UFSM), Bolsista CAPES e membro doGESTOR.

Tânia Nunes Silva, UFRGS

Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), Professora dos Programas dePós-Graduação em Administração e Pós-Graduação em Agronegócios da UFRGS, Coordenadorado Programa de Pós-graduação em Agronegócio e Vice-coordenadora do GESTOR.

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Publicado

2006-03-03

Como Citar

Lago, A., Lengler, L., Coronel, D. A., & Silva, T. N. (2006). AGRICULTURA FAMILIAR DE PRODUTOS ORGÂNICOS: UM OLHAR SOB A ÓTICA DO MARKETING. Extensão Rural, (13), 93–116. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/5606