EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA APA DE CAMPINAS-SP: PARCERIAS ENTRE CRIANÇAS, PAIS AGRICULTORES E COMUNIDADE

Autores

  • Iris Rodrigues Maldonade UNICAMP
  • kil Jin Park UNICAMP
  • Margareth Brandini Park UNICAMP

Resumo

O presente artigo apresenta uma proposta de Educação Ambiental desenvolvida na Área de Proteção Ambiental (APA) localizada no Distrito de Joaquim Egídio, Campinas-SP. Através de estudos documentais, deentrevistas com pais agricultores e da análise do Projeto Pedagógico da escola de educação infantil do local, pretende-se explicitar as relações educacionais estabelecidas entre as crianças, pais agricultores, educadores e o entorno onde estão inseridos. As reflexões realizadas indicam que o sentimento de pertencimento torna-se potencializado quando as atividades educativas ambientais envolvem crianças, famílias e comunidade, desenvolvendo o empoderamento tão necessário para indicativos de Políticas Públicas efetivas e eficazes na área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iris Rodrigues Maldonade, UNICAMP

Orientadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Campinas S/P, Mestre emEngenharia Agrícola(FEAGRI) da Universidade Estadual de Campinas.

kil Jin Park, UNICAMP

Professor Titular da Faculdade de Engenharia Agrícola(FEAGRI) da Universidade Estadual deCampinas.

Margareth Brandini Park, UNICAMP

Professora Pesquisadora, Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UniversidadeEstadual de Campinas.

Downloads

Publicado

2006-02-03

Como Citar

Maldonade, I. R., Park, kil J., & Park, M. B. (2006). EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA APA DE CAMPINAS-SP: PARCERIAS ENTRE CRIANÇAS, PAIS AGRICULTORES E COMUNIDADE. Extensão Rural, (13), 32–59. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/5604