AÇÕES COLETIVAS ENVOLVENDO PEQUENOS PRODUTORES: DA EXCLUSÃO À INCLUSÃO NOS MERCADOS
Résumé
De forma a oferecer produtos em conformidade com os novos padrões competitivos, os produtores rurais de pequeno porte tiveram que se adaptar às novas demandas de mercado como exigências relacionadas,principalmente, à qualidade, regularidade no fornecimento, escala mínima de fornecimento, preço e agilidade logística. No entanto, observa-se que essas mudanças refletiram fortemente sobre pequenos produtores rurais. Muitos se mostraram incapazes de atender às novas demandas do mercado devido às características intrínsecas à pequena unidade de produção. Essa situação aumentou o risco de ocorrência de processos de exclusão de pequenos produtores da atividade agrícola. Uma possibilidade que se apresenta é a adoção de ações coletivas, buscando possibilitar a inserção destes produtores no mercado e de escolha dos seus canais de distribuição.Nesse contexto, essa pesquisa teve como objetivo efetuar recomendações que permitissem a inserção de pequenos produtores em canais de distribuição. Para tal, com base em múltiplos estudos de caso, foram identificados pontos de alavancagem no processo de estabelecimento e manutenção de ações coletivas visando o acesso a mercados e possibilidade de escolha de escoamento da produção.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publiée
2006-01-03
Comment citer
Lourenzani, A. E. B. S., & Silva, A. L. da. (2006). AÇÕES COLETIVAS ENVOLVENDO PEQUENOS PRODUTORES: DA EXCLUSÃO À INCLUSÃO NOS MERCADOS. Extensão Rural, (13), 5–31. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/5603
Numéro
Rubrique
Artigos