OS AGRICULTORES E A “MODERNIDADE”: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE CULTURA E TECNOLOGIA NO MEIO RURAL DE CERRO LARGO / RS

Autores

  • Micael Stolben Mallmann Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo
  • Ivann Carlos Lago Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo

Palavras-chave:

cultura, modernização, representações sociais, ruralidade

Resumo

Este artigo traz os resultados de uma pesquisa realizada com agricultores domeio rural do município de Cerro Largo (RS), voltada à análise da formacomo estes compreendem e usam o “moderno” e as tecnologias, desde osprocessos de filtragem feitos a partir da cultura rural da região. Para issoutilizou-se da Teoria das Representações Sociais de Moscovici (1978) e aTeoria das Formações Discursivas de Foucault (2002; 2007). Foi possívelperceber que aconteceram muitas mudanças no espaço agrário estudado,principalmente a introdução de máquinas e equipamentos, as quaismodificaram a maneira de plantar, manejar e colher. Para os agricultoresessas novas tecnologias facilitam a vida no campo, mas também apresentamalguns problemas, como a poluição com insumos, o aumento do custo deprodução e a perda da identidade do que eles consideram “ser agricultor”. Sedo ponto de vista objetivo essas tecnologias, com frequência, passam porprocessos de adaptação às necessidades e costumes locais, do ponto devista subjetivo elas também passam por um processo de (re)significação,uma espécie de “filtro interpretativo” cujo significado é fortemente influenciadopela cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Micael Stolben Mallmann, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo

Acadêmico do Curso de Agronomia da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus CerroLargo, 5º semestre.

Ivann Carlos Lago, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo

Doutor em Sociologia Política. Professor de Sociologia e Ciência Política na UniversidadeFederal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo.

Downloads

Publicado

2012-03-17

Como Citar

Mallmann, M. S., & Lago, I. C. (2012). OS AGRICULTORES E A “MODERNIDADE”: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE CULTURA E TECNOLOGIA NO MEIO RURAL DE CERRO LARGO / RS. Extensão Rural, 19(1), 33–44. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/6538