O AMBIENTE COMPETITIVO E AS ESTRATÉGIAS DA COPACOL (PR): O CASO DA PRODUÇÃO DA TILÁPIA

Autores/as

  • Claudemir Luiz Horn UNIOESTE
  • Pery Francisco Assis Shikida UNIOESTE
  • Jefferson Andronio Ramundo Staduto UNIOESTE

Resumen

Este trabalho procura mostrar o ambiente competitivo e as estratégias da COPACOL (Paraná), no caso da produção da tilápia. A metodologia deste trabalho baseou-se numa pesquisa descritiva, de perfil exploratório, e fundamentada na busca de dados primários diretamente na empresa. O principal referencial analítico é o de Farina (1999) sobre o estudo de um ambiente competitivo. Como resultado, para entrar neste ambiente competitivo (da produção de tilápia) a COPACOL baseia suas estratégias no controle da produção de matéria-prima através da integração vertical, nos ganhos de produtividade com a aplicação de modernas tecnologias, e na associação deste novo produto à marca COPACOL. Uma das barreiras a ser vencida é o ainda baixo consumo per capita de carne de peixe e o fato da piscicultura ainda estar em estágio inicial de produção no Brasil.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Claudemir Luiz Horn, UNIOESTE

Economista pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Especialista emConsultoria Econômica pela UNIOESTE

Pery Francisco Assis Shikida, UNIOESTE

Professor Associado do Curso de Ciências Econômicas e do Programa de Mestrado emDesenvolvimento Regional e Agronegócio da UNIOESTE-Toledo. Rua da Faculdade, 645. CEP:85.903-000. Toledo, PR. Bolsista PDS do CNPq, Pós-Doutorando em Economia pela FundaçãoGetúlio Vargas-SP, e Pesquisador do GEPEC.

Jefferson Andronio Ramundo Staduto, UNIOESTE

Professor Associado do Curso de Ciências Econômicas e do Programa de Mestrado emDesenvolvimento Regional e Agronegócio da UNIOESTE-Toledo. Rua da Faculdade, 645. CEP:85.903-000. Toledo, PR. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e Pesquisador doGEPEC.

Publicado

2009-01-02

Cómo citar

Horn, C. L., Shikida, P. F. A., & Staduto, J. A. R. (2009). O AMBIENTE COMPETITIVO E AS ESTRATÉGIAS DA COPACOL (PR): O CASO DA PRODUÇÃO DA TILÁPIA. Extensão Rural, (17), 5–24. Recuperado a partir de https://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/5553