VALIDAÇÃO DA TECNOLOGIA SOCIAL EMPREGADA PELOS AGRICULTORES NO ASSENTAMENTO HORTO LORETO PARA O ARMAZENAMENTO DE SEMENTES DE FEIJÃO E DE MILHO (ARARAS, SP)

Autores

  • José Maria Gomes Vasconcelos UFSCar
  • Vítor Renck UFSCar
  • Rodolfo Antonio de Figueiredo UFSCar

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo conhecer os processos dearmazenamento de sementes de milho e feijão adotadas poragricultores familiares do Assentamento Horto Loreto – Área IV(Araras, SP), assim como promover a validação da tecnologia poreles empregadas nestes processos. A metodologia consistiu emvisitas aos agricultores e realização de testes de germinação emlaboratório e no campo com as sementes por eles armazenadas. Amaioria dos agricultores adquire suas sementes no comércio local,as armazenam em garrafas pet e utilizam extrato seco de pimenta ecinza para conservá-las. Os testes de germinação indicaramelevadas taxas de germinação das sementes armazenadas pelosagricultores, tanto em laboratório como em campo, validando assim atecnologia social por eles adotada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Maria Gomes Vasconcelos, UFSCar

Zootecnista, Mestrando em Agroecologia e Desenvolvimento Rural, UniversidadeFederal de São Carlos - UFSCar

Vítor Renck, UFSCar

Ecólogo, Mestrando em Agroecologia e Desenvolvimento Rural, Universidade Federalde São Carlos - UFSCar

Rodolfo Antonio de Figueiredo, UFSCar

Biólogo, Professor Adjunto do Departamento de Agroecologia da Universidade Federalde São Carlos - UFSCar

Downloads

Publicado

2012-03-08

Como Citar

Vasconcelos, J. M. G., Renck, V., & Figueiredo, R. A. de. (2012). VALIDAÇÃO DA TECNOLOGIA SOCIAL EMPREGADA PELOS AGRICULTORES NO ASSENTAMENTO HORTO LORETO PARA O ARMAZENAMENTO DE SEMENTES DE FEIJÃO E DE MILHO (ARARAS, SP). Extensão Rural, 19(2), 77–92. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/8138