INDISSOCIABILIDADE ENTRE EXTENSÃO RURAL, PESQUISA E ENSINO NA UNIVERSIDADE: POR UMA EDUCAÇÃO SIGNIFICATIVA PARA ESTUDANTES DA ÁREA AGRONÔMICA
Resumo
A formação de profissionais da área agronômica tem de ser apoiada navisão sistêmica, na complexidade que caracteriza a vida e no entendimentodo caráter histórico e dialético de desenvolvimento das sociedades humanas. O objetivo do presente artigo é apresentar as características e contribuições de uma disciplina especial ofertada no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos. As/os participantes atuaram a partir de diálogos baseados em textos de educação ambiental edo desenvolvimento de ações de pesquisa e/ou extensão. Foram realizadas quatro ações educativas ambientais: um estudo sobre o pensamento convergente e divergente das/os estudantes de uma escola rural municipal;um trabalho sobre a percepção das/os usuárias/os do restaurante universitário em relação ao desperdício de alimentos, assim como ações desensibilização quanto à questão da fome; o desenvolvimento de horta epomar agroecológicos em uma escola rural multisseriada e oreencantamento da cultura local em um assentamento rural de Araras (SP).A disciplina proporcionou um aprendizado individual e coletivo, através da troca de saberes em seus momentos de diálogo teórico e nas ações desenvolvidas em grupo. A disciplina atingiu seu objetivo de possibilitar um aprendizado contextualizado e significativo, permitindo concluir por sua pertinência acadêmica e social.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-01-02
Como Citar
Figueiredo, R. A. de. (2011). INDISSOCIABILIDADE ENTRE EXTENSÃO RURAL, PESQUISA E ENSINO NA UNIVERSIDADE: POR UMA EDUCAÇÃO SIGNIFICATIVA PARA ESTUDANTES DA ÁREA AGRONÔMICA. Extensão Rural, (21), 5–16. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/5567
Edição
Seção
Artigos