AGRICULTURA FAMILIAR DE PRODUTOS ORGÂNICOS: UM OLHAR SOB A ÓTICA DO MARKETING

Adriano Lago, Leticia Lengler, Daniel Arruda Coronel, Tânia Nunes Silva

Resumo


As mudanças de comportamento do consumidor de alimentos têm determinado e influenciado as estratégias e atitudes dos outros elos das cadeias produtivas. Esta lógica altera a visão de que a produção determina o consumo e, portanto, as estratégias de marketing, para uma visão da produção orientada pelo consumo. Assim, este estudo objetiva identificar as principais estratégias de marketing dos produtores familiares de produtos orgânicos, expostos na 29ª Exposição Feira Internacional (Expointer) realizada em agosto/setembro de 2006, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, Rio Grande do Sul (RS). Para fundamentar as proposições e questionamentos deste estudo, foram abordadas algumas reflexões teóricas acerca da agricultura familiar, produção orgânica,cooperação e marketing. Os dados foram coletados através da aplicação de um questionário semi-estruturado a representantes de nove agroindústrias familiares produtora de orgânicos. Verificou-se que os produtores orgânicos estudados apresentam estratégias de marketing incipientes, centradas principalmente na participação em feiras. Neste sentido, percebe-se a cooperação, mediante a formação de redes de cooperação, como alternativa relevante no estabelecimento de um olhar da produção e comercialização de orgânicos a partir do marketing, orientado pela demanda.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

Licença Creative Commons
Extensão Rural está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

...................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

*** DESDE 2014 O PERIÓDICO É PUBLICADO TRIMESTRALMENTE***

.....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

Geral: 10.5902/23181796 (os especificos estão nos RESUMOS - clique sobre o titulo do trabalho, no sumário) 


Periódico Extensão Rural

ISSN impresso: 1415-7802

ISSN on-line: 2318-1796

.........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

INDEXADORES -  INDEXERS

INTERNACIONAL: 1- AGRIS 2- Latindex-Directorio 3- Diretório Luso-Brasileiro 4- REDIB 5- Journals for Free 6- EZB Nutzeranfragen 7- OAJI 8 - ROAD - 9- MIAR 

NACIONAL: 10- AGROBASE 11- Portal livRe! 12- Sumários.org 13- Diadorim 14- Portal SEER 15- Portal de Periódicos CAPES 16- Rede Cariniana 17- Google Scholar 18- Sabiia

 ...................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

CONTATO:
E-mail: atendimento.extensao.rural@gmail.com- Campus Universitário - Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural/Centro de Ciências Rurais/Universidade Federal de Santa Maria - Prédio 44 (CCR II) - 1º Piso - CEP: 97105-900 - Santa Maria - RS - BRASIL. 

 

"Os trabalho publicados na revista Extensão Rural são de responsabilidade dos seus autores e não representam necessariamente a opinião dos editores. Reprodução dos trabalhos é permitida, desde que a fonte seja citada."

.........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

Visite nosso perfil no Facebook

Visite nossa página no Facebook


Baseado no trabalho disponível em https://periodicos.ufsm.br/extensaorural.