A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE AGRONOMIA – UTFPR: O ESTÁGIO CURRICULAR COMO INDICADOR

Almir Antonio Gnoatto, Luiz Doni Filho, Lenir Maristela Silva

Resumo


Este trabalho pretende discutir, por meio da análise dos relatórios de estágio curricular, que tipo de profissional de agronomia está sendo formado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Pato Branco:profissionais com consciência crítica, ou profissionais com consciência ingênua. Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre consciência dos indivíduos, como metodologia estabelecida foi a análise documental, sendo feita uma seleção aleatória de 10% dos relatórios de estágio de conclusão de curso, em diferentes locais de estágios, classificados nas seguintes categorias: a) Empresas de comercialização de insumos e produtos agropecuários; b) Cooperativas de produção, comercialização e crédito; c)Instituições públicas; d) Propriedades rurais; e) Organizações não governamentais. Em seguida foram apresentados os resultados da pesquisa sobre a manifestação dos acadêmicos nos relatórios de estagio curricular. As discussões dos relatórios foram feitas baseadas nosresultados alcançados sob o enfoque das características da consciência crítica e da consciência ingênua dos indivíduos preconizada pelo educador Paulo Freire. Como conclusão deste estudo apenas pelo indicador dos relatórios de estágio curricular, o curso de Agronomia da UTFPR forma nasua maioria profissionais com consciência ingênua.

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Revista Extensão Rural

ISSN impresso: 1415-7802

ISSN on-line: 2318-1796

Digital Object Identifier (DOI): 10.5902/23181796

 

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Baseado no trabalho disponível em https://periodicos.ufsm.br/extensaorural.


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