O AMBIENTE COMPETITIVO E AS ESTRATÉGIAS DA COPACOL (PR): O CASO DA PRODUÇÃO DA TILÁPIA

Autores

  • Claudemir Luiz Horn UNIOESTE
  • Pery Francisco Assis Shikida UNIOESTE
  • Jefferson Andronio Ramundo Staduto UNIOESTE

Resumo

Este trabalho procura mostrar o ambiente competitivo e as estratégias da COPACOL (Paraná), no caso da produção da tilápia. A metodologia deste trabalho baseou-se numa pesquisa descritiva, de perfil exploratório, e fundamentada na busca de dados primários diretamente na empresa. O principal referencial analítico é o de Farina (1999) sobre o estudo de um ambiente competitivo. Como resultado, para entrar neste ambiente competitivo (da produção de tilápia) a COPACOL baseia suas estratégias no controle da produção de matéria-prima através da integração vertical, nos ganhos de produtividade com a aplicação de modernas tecnologias, e na associação deste novo produto à marca COPACOL. Uma das barreiras a ser vencida é o ainda baixo consumo per capita de carne de peixe e o fato da piscicultura ainda estar em estágio inicial de produção no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudemir Luiz Horn, UNIOESTE

Economista pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Especialista emConsultoria Econômica pela UNIOESTE

Pery Francisco Assis Shikida, UNIOESTE

Professor Associado do Curso de Ciências Econômicas e do Programa de Mestrado emDesenvolvimento Regional e Agronegócio da UNIOESTE-Toledo. Rua da Faculdade, 645. CEP:85.903-000. Toledo, PR. Bolsista PDS do CNPq, Pós-Doutorando em Economia pela FundaçãoGetúlio Vargas-SP, e Pesquisador do GEPEC.

Jefferson Andronio Ramundo Staduto, UNIOESTE

Professor Associado do Curso de Ciências Econômicas e do Programa de Mestrado emDesenvolvimento Regional e Agronegócio da UNIOESTE-Toledo. Rua da Faculdade, 645. CEP:85.903-000. Toledo, PR. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e Pesquisador doGEPEC.

Downloads

Publicado

2009-01-02

Como Citar

Horn, C. L., Shikida, P. F. A., & Staduto, J. A. R. (2009). O AMBIENTE COMPETITIVO E AS ESTRATÉGIAS DA COPACOL (PR): O CASO DA PRODUÇÃO DA TILÁPIA. Extensão Rural, (17), 5–24. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/extensaorural/article/view/5553