Assistência técnica e extensão rural cooperativa: o departamento de campo de uma cooperativa agropecuária em Minas Gerais

Autores

  • Renata Rauta Petarly Universidade Federal do Tocantins
  • Welison Portugal de Souza Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318179619174

Palavras-chave:

Cooperativas agropecuárias, extensão rural, perfil profissional.

Resumo

O objetivo deste trabalho é descrever a Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) em uma cooperativa agropecuária e qual é o perfil dos profissionais por ela responsáveis, questionando-se como esta atividade contribui com a complexidade dos aspectos associativos e empresariais na gestão cooperativa. Por serem organizações que precisam se adequar às exigências do mercado da mesma forma que valorizam e promovem o desenvolvimento de seus cooperados, elas necessitariam de um corpo técnico que articule o duplo foco de sua gestão e se encarregue de executar ações de promoção socioeconômica. A pesquisa exploratória-descritiva foi um estudo de caso realizada na Cooperativa Agropecuária de Patrocínio, em Minas Gerais e foram entrevistados todos os seus agentes de ATER. Concluiu-se que se pode definir uma ATER Cooperativa que integra atividades voltadas para oferecer orientações aos cooperados no que diz respeito à melhoria no resultado de seu trabalho e condições de vida no meio rural, complementando-se também com ações de educação cooperativista que promovam a participação social e econômica dos cooperados, contribuindo para uma mais eficiente articulação socioeconômica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Rauta Petarly, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Gestão de Cooperativas (UFV). Mestrado em Extensão Rural (UFV). Prof. Assistente da Universidade Federal do Tocantins (UFT). E-mail: renatapetarly@uft.edu.br.

Welison Portugal de Souza, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Gestão de Cooperativas (UFT). Prof Substituto da Universidade Federal do Tocantins (UFT). E-mail: welison_portugal@uft.edu.br.

Referências

AMODEO, N.B. P. As cooperativas agropecuárias e os desafios da competitividade. 1999. P. 379. Tese de doutorado em Desenvolvimento Agricultura e Sociedade. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.

BARASUOL, A.; BOESSIO, A.T.; WAKULICS, G.J.; FLAVIANO, V. Cooperativismo e profissionalização da gestão em uma cooperativa agropecuária. Extensão Rural, Santa Maria, v.22, n.1, p. 146-170, jan./mar. 2015.

BOURDIEU, P. Linguagem e poder simbólico. In: _____. A economia das trocas linguísticas. São Paulo: Edusp, 1996. p. 81-128.

BRASIL, Ministério do Desenvolvimento Agrário / Secretaria de Agricultura Familiar. Institucional. Assistência Técnica e Extensão Rural. Disponível em:http://www.mda.gov.br/portal/saf/institucional/assistenciatecnicaextensaorural. Acesso em: 14/09/2012.

______.Relatório Final do Seminário Nacional de ATER. Disponível em: http://www.deser.org.br/publicacoes/Sistematiza%C3%A7%C3%A3o%20final.pdf.Acesso em: 30/03/2013.

FERREIRA, P.R. A educação cooperativista em minas gerais: mapeando as organizações. 2009. p.169. Programa de Pós Graduação em Extensão Rural. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Viçosa.

GEERTZ, C. O pensamento como ato moral: dimensões éticas do trabalho de campo antropológico nos países novos. In: ___________ Nova luz sobre a antropologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

LEVI, M. A state of trust. In: BRAITHWAITE, V.; LEVI, M. (Eds.). Trust and governance. New York: Russell Sage Foundation. 1998.

MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 2011.

MARTINS, G. A. Manual para elaboração de monografias e dissertações. São Paulo: Atlas, 1994.

MINAYO, M. C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8. Ed. São Paulo: Hucitec, 2004.

SCHMITZ, H. Agricultura familiar: extensão rural e pesquisa participativa. São Paulo: Annablume, 2010.

TRUSEN, C. Desenvolvimento local sustentável: novos desafios para a extensão rural. In: BROSE, M. Participação na extensão rural: experiências inovadoras de desenvolvimento local. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2004.

Downloads

Publicado

2016-09-04

Como Citar

Petarly, R. R., & Souza, W. P. de. (2016). Assistência técnica e extensão rural cooperativa: o departamento de campo de uma cooperativa agropecuária em Minas Gerais. Extensão Rural, 23(2), 27–45. https://doi.org/10.5902/2318179619174