O lugar da Agroecologia no currículo dos cursos direcionados para a área rural do IFFarroupilha

Autores

  • Tatiana Aparecida Balem INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS JULIO DE CASTILHOS
  • Gustavo Pinto da Silva Universidade Federal de Santa Maria/ Colégio Politécnico

DOI:

https://doi.org/10.5902/2318179616018

Palavras-chave:

Agroecologia, formação profissional, IFFarroupilha

Resumo

A Agroecologia só se concretizará como paradigma científico e de desenvolvimento quando houver profissionais formados na mesma linha. Os Institutos Federais (IFs), criados em 2008, propõem-se a uma nova institucionalidade, capacitada para promover uma política educacional comprometida com o desenvolvimento local e regional sustentável, além de delinear novas estratégias de inclusão social. Este artigo busca, através da análise documental, revisão bibliográfica e observação, analisar se a Agroecologia se apresenta como paradigma norteador do itinerário de formação dos cursos direcionados para a área rural do IFFarroupilha. Os conteúdos do PDI e os PPCs, presentes nos currículos destes cursos, demonstram certa dissonância frente aos conteúdos que regem o marco legal que institui os IFs. Desse modo, apesar do momento de construção de identidade da nova institucionalidade, é possível evidenciar que os velhos paradigmas ainda estão influenciando nessa nova ideologia. Entretanto, a inserção de ideias, de novos elementos curriculares, bibliografias e de um curso alinhado com o discurso do desenvolvimento sustentável e da Agroecologia podem representar um movimento benéfico e construtivo na formação dos cursos direcionados à área rural no IFFarroupilha.

Agroecologia, formação profissional, IFFarroupilha

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Publicado

2015-10-31

Como Citar

Balem, T. A., & Silva, G. P. da. (2015). O lugar da Agroecologia no currículo dos cursos direcionados para a área rural do IFFarroupilha. Extensão Rural, 22(3), 89–109. https://doi.org/10.5902/2318179616018