Discriminação racial e de gênero: formando para o enfrentamento de mulheres negras no contexto rural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2447115185731

Palavras-chave:

Racismo, Gênero, Discriminação, Enfrentamento

Resumo

Este artigo tem o objetivo de relatar a experiência da execução do curso de extensão realizado no município Tianguá, que versou sobre a temática do enfrentamento do racismo e da discriminação da mulher em contexto rural. Tal problemática se faz relevante para a promoção de estratégias de enfrentamento e estímulo à participação social de mulheres para a transformação de situações de opressão. O curso teve 26 participantes e foi realizado em cinco encontros. Adotamos a metodologia participativa e dialogada, a partir das interações entre as participantes, por meio de círculos de cultura. Os resultados foram a articulação entre mulheres e homens de diferentes segmentos e grupos sociais locais, a identificação das participantes com as questões abordadas e sua autodeclaração como mulheres negras, a constatação de que ações como essas se mostram necessárias em contexto social no qual as mulheres negras rurais apresentam vulnerabilidades específicas.

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Biografia do Autor

Patricia Mendes Lemos, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará, mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará, graduada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza.

Verônica Morais Ximenes, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará, Doutora em Psicologia - Universidad de Barcelona, Espanha e Pós-Doutorado em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Titular da Universidade Federal do Ceará e do Programa de Pós-graduação em Psicologia. 

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Publicado

2024-11-08

Como Citar

Lemos, P. M., & Ximenes, V. M. (2024). Discriminação racial e de gênero: formando para o enfrentamento de mulheres negras no contexto rural. Experiência. Revista Científica De Extensão, 10(1), e85731. https://doi.org/10.5902/2447115185731

Edição

Seção

Artigos