Relato de experiência: o estudo da gramática normativa sob viés contextualizado
DOI:
https://doi.org/10.5902/2447115174614Parole chiave:
Projeto de intervenção, Relato de experiência, Língua portuguesaAbstract
O presente relato de experiência objetiva apresentar o desenvolvimento de atividades bem como os resultados obtidos de um projeto de intervenção executado em um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, localizado no interior do estado do Rio Grande do Norte, durante seis semanas. Este projeto foi elaborado para três turmas do segundo ano do ensino médio, no âmbito do estágio obrigatório do curso de Letras-Língua Portuguesa, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Por meio de encontros presenciais, foi possível estudar, a partir das dificuldades dos alunos, alguns tópicos da sintaxe. Durante as aulas, os conteúdos foram trabalhados de forma contextualizada, dialogada e com a participação dos estudantes. Por fim, os resultados alcançados foram satisfatórios e significativos, uma vez que houve demonstração de entendimento acerca do que foi estudado semanalmente.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ANTUNES, I. Aula de português: encontro & interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
BARD, R. D.; MATUZAWA, F. L.; MÜLBERT, A. L. Uso de Tecnologia Educacional em uma Escola Pública Municipal: Uma Experiência de Avaliação Formativa usando o Formulário Google. Revista Tecnologias na Educação, Ano 9 – Número/Vol.21, 2017. Disponível em: https://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2017/10/Art14-vol.21-Edi%C3%A7%C3%A3o-Tem%C3%A1tica-V-Outubro-2017.pdf. Acesso em: 09 dez. 2022.
CUNHA. C. Gramática essencial. Rio de Janeiro: Lexikon, 2013.
HAUY, A. B. Gramática da língua portuguesa padrão. São Paulo: EDUSP, 2015.
IBGE. Canguaretama. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/rn/canguaretama.html. Acesso em: 18 mar. 2023.
LIMA, R. Gramática normativa da língua portuguesa. Rio de Janeiro: José Olympio, 2022.
PALADINO, V. da C. ; LUZ, A. ; BATISTA DA SILVEIRA, E. F. ; ELIAN, M. H. ; ROXO, Maria do Rosário ; BAHIA, M. F. Regência Verbal, Nominal e Crase. 1. ed. Rio de Janeiro: Freitas Bastos Editora S.A., 2006. v. 4. 174p.
SILVA, J. B. da; ANDRADE, M. H.; OLIVEIRA, R. R. de; SALES, G. L.; ALVES, F. R. V. Tecnologias digitais e metodologias ativas na escola: o contributo do Kahoot para gamificar a sala de aula. Revista Thema, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 780–791, 2018. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/838. Acesso em: 09 dez. 2022.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.