Curso de Metodologia Científica: Promoção do Interesse pela Pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.5902/2447115130850Parole chiave:
Methodology, Scientific Communication and Diffusion, NeurosciencesAbstract
A Liga Acadêmica de Neurociências da Universidade Federal de Santa Maria desenvolveu o Projeto de Extensão intitulado Curso de Metodologia Científica em 2010 com o objetivo de apresentar aos estudantes universitários os princípios gerais empregados na preparação de projetos de pesquisa, abordando a estruturação do projeto, a revisão bibliográfica, a obtenção de financiamentos para a viabilidade do projeto e os trâmites a serem percorridos pelo projeto até a obtenção da autorização para a execução do mesmo. O público-alvo alcançado ao longo de 4 edições foi de 438 alunos. A avaliação realizada mostrou que os participantes julgaram como positiva a proposta, se consideraram satisfeitos com os objetivos do curso e aspiraram a novas edições.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BRASIL, Presidente da República. Lei 9394, 20 dez. 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 14 jan. 2018.
FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas técnicas para o trabalho científico, que todo mundo pode saber, inclusive você: explicitação das normas da ABNT. Porto Alegre: s.n., 2000.
GIL, Antônio Carlos. Como delinear uma pesquisa bibliográfica. In: Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002, p59-64.
GRIEGER, Maria Cristina Manual de metodologia científica - orientações para a realização de projetos, monografias e artigos científicos. 2004. Disponível em: www.aisi.edu.br/userfiles/file/Manual%20Metodologia.pdf. Acesso em: 14 jan. 2018.
KING, Donald; TENOPIR, Carol. A publicação de revistas eletrônicas: economia da produção, distribuição e uso. Ciência da informação, v. 27, n. 2, 1998. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/799/830. Acesso em: 14 jan. 2018.
KING, Donald; TENOPIR, Carol. Using and reading scholarly literature. Annual Review of Information Science and Technology, v. 35, p. 423-77. 2001. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ635528. Acesso em: 14 jan. 2018.
KING, Donald; TENOPIR, Carol; MONTGOMERY, Carol; AERNI, Sarah. Patterns of journal use by faculty at three diverse universities. D-Lib Magazine, v. 9, n. 10. 2003. Disponível em:
www.dlib.org/dlib/october03/king/10king.html. Acesso em: 14 jan. 2018.
KING, Donald; TENOPIR, Carol; CLARKE, Michael. Measuring total reading of journal articles. DLib Magazine, v. 12, n. 10. 2006. Disponível em: www.dlib.org/dlib/october06/king/10king.html>. Acesso em: 14 jan. 2018.
MACHADO, Eliza. Pesquisa no cotidiano escolar: reprodução X reconstrução do conhecimento. Revista Transformar, v. 9, p. 54-66. 2016. Disponível em: http://www.fsj.edu.br/transformar/index.php/transformar/article/view/74. Acesso em: 14 jan. 2018.
MINAYO, Maria Cecilia. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2002, p 16-19.
MISSIAGGIA Sérgio. Avaliação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica: PIBIC. Rev. méd. Minas Gerais, v. 10, p. 49-51. 2000.
PÁDUA, Elizabete Matallo. O Processo de Pesquisa. In: Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. Campinas: Papirus, 2017, p. 31-39.
PARANÁ, G. Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Paraná: Jam3 Comunicação, 2009.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 1996.
TENOPIR, Carol. Electronic publishing: research issues for librarians and users. Library Trends, v. 51 n. 4, p. 614-35. 2003. Disponível em: https://www.ideals.illinois.edu/bitstream/handle/2142/8491/librarytrendsv51i4h_opt.pdf?sequence=1. Acesso em: 14 jan. 2018.
TENOPIR, Carol; et al. Electronic journals and changes in scholarly article seeking and reading patterns. Aslib Proceedings. v. 61, n. 1. 2009. Disponível em: http://www.emeraldinsight.com/doi/abs/10.1108/00012530910932267. Acesso em: 14 jan. 2018.
TENOPIR, Carol; KING, Donald; CLARKE, Michael; NA, Kyoungsik; ZHOU, Xiang. Journal reading patterns and preferences of pediatricians. Journal of the Medical Library Association, v. 95, n.
, p.56. 2007. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1773049/. Acesso em: 14 jan. 2018.
TOZONI-REIS, Marilia Freitas. A pesquisa e a produção de conhecimentos: introdução à pesquisa em educação. Curso de pedagogia da Unesp. 2010. Disponível em: http://www.acervodigital.unesp.br/handle/123456789/195. Acesso em: 14 jan. 2018.
VALE, José Missael. Educação Científica e Sociedade. In: NARDI, Roberto. Questões atuais no ensino de ciências. São Paulo: Editora Escrituras, 1998.