Construction of virtual diaries: Resignification of the process of being an accompanying mother of premature babies

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2447115171475

Keywords:

Women-mothers, Premature, Virtual acting

Abstract

This report describes the actions achieved by the extension project “Humanization: Support group for parents of premature babies” during the process of adapting the presential environment to virtual in the COVID-19 Pandemy context. The project’s intent is to build a humanized embracing space for parents accompanying their babies hospitalized in the Neonatal Intensive Care Unit (NICU). Ahead of the new norms of social distance and isolation required by hospital safety protocols, the project began in 2021 the proposal to build virtual diaries with the mothers of hospitalized babies, providing a place to express their emotions, creativity and subjectivity.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Josiane dos Santos Silva, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Graduanda em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Atualmente, integra a equipe do projeto de extensão "HumanizAção: grupo de apoio a pais de bebês prematuros", como bolsista pela Fundação Araucária.

Vanessa Thomazini Cardoso, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Apoio técnico no projeto de extensão "HumanizAção: grupo de apoio aos pais de bêbes prematuros".

Ana Clara de Lima Santos, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Graduanda em Psicologia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Integrante do projeto de extensão "HumanizAção: grupo de apoio aos pais de bêbes prematuros".

Beatriz Iunes Lapera, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Graduanda em Psicologia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Integrante do projeto de extensão "HumanizAção: grupo de apoio aos pais de bêbes prematuros".

Caroline Guisantes de Salvo Toni, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Psicóloga, Doutora em Psicologia Clínica pela USP (doutorado direto), graduada pela Universidade Federal do Paraná. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Centro-oeste, Irati-PR. Orientadora do projeto de extensão "HumanizAção: grupo de apoio aos pais de bêbes prematuros".

Cristina Ide Fujinaga, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), mestrado em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto USP (2002), doutorado em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto USP (2005) e Pós-doutorado em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto USP (2010). Professora do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO). Coordenadora do projeto de extensão "HumanizAção: grupo de apoio aos pais de bêbes prematuros".

References

ALBERTIN, P. C. Processos de cuidado e vínculo parental de acompanhantes na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. 2022. 49 p. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2022. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/63810.

BRASIL. Ministério da Saúde. Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde - DATASUS. Brasília: Ministério da Saúde, 2020. Disponível em: http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/tabcgi.exe?sinasc/cnv/nvpr.def.

FERRARI, A. G; DONELLI, T. M. S. Tornar-se mãe e prematuridade: considerações sobre a constituição da maternidade no contexto do nascimento de um bebê com muito baixo peso. Contextos Clínicos, v. 3, n. 2, p. 106-112, 2010. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-34822010000200004&lng=pt&nrm=iso.

LEITE, C. C. P; SOUZA, S. N. D. H; ROSSETTO, E. G; PEGORARO, L. G. O; JACINTO, V. C. B. O Diário do Bebê para a mãe de prematuro: apoiando o cuidado centrado na família. Rev. Enfermagem UERJ, Rio de Janeiro, v. 24, n. 1, p. 1-6, jul. 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2016.8664.

MARCHETTI, D; MOREIRA, M. C. Vivências da prematuridade: a aceitação do filho real pressupõe a desconstrução do bebê imaginário? Rev. Psicologia e Saúde, v. 7, n. 1, p. 82-89, jan./jun. 2015. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-093X2015000100011&lng=pt&nrm=iso.

MARTINS, C. P.; NICOLOTTI, C.; VASCONCELOS, M. F. F.; MELO, R. A Humanização do parto e nascimento: pela gestação de formas de vida das quais possamos ser protagonistas. In: Brasil. Ministério da Saúde. Cadernos HumanizaSUS volume 4: Humanização do parto e do nascimento / Ministério da Saúde. Universidade Estadual do Ceará. – Brasília: Ministério da Saúde, 2014. p. 9-18. Disponível em: https://redehumanizasus.net/acervo/cadernos-humanizasus-volume-4-humanizacao-do-parto-e-nascimento/.

MORSCH, D. S; CUSTÓDIO, Z. A. O; LAMY, Z. C. Psycho-emotional care in a neonatal unit during the COVID-19 pandemic. Rev. Paulista de Pediatria, v. 38, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1984-0462/2020/38/2020119.

REBEHY, P. C. P. W.; BELISSIMO, D. Y; SANDRIN, S. G; FIORATI, R. C; CARRETTA, R. Y. D. Co-Labora Incubadora de Empreendimentos Solidários: Experiência de Economia Solidária em Projetos de Extensão Universitária em Ribeirão Preto. Rev. de Cultura e Extensão USP, v. 12, p. 37-55, 2015. DOI: 10.11606/issn.2316-9060.v12isupl.p37-55.

SANTOS, D. S. S; TEIXEIRA, E. C. Vínculo Mãe-Bebê no Contexto da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: Revisão Bibliográfica. Rev. Bras. Saúde Funcional, v. 1, n. 2, p. 8-19, 2017. Disponível em: https://seer-adventista.com.br/ojs3/index.php/RBSF/article/view/891.

TINOCO, V. Maternidade prematura: repercussões emocionais da prematuridade na vivência da maternidade. 2013. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/15311.

ZANFOLIM, L. C.; CERCHIARI, E. A. N.; GANASSIN, F. M. H. Dificuldades Vivenciadas pelas Mães na Hospitalização de seus Bebês em Unidades Neonatais. Psicologia: Ciência e Profissão [online]. 2018, v. 38, n. 1, p. 22-35. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-3703000292017.

Published

2023-07-24

How to Cite

Silva, J. dos S., Cardoso, V. T., Santos, A. C. de L., Lapera, B. I., Toni, C. G. de S., & Fujinaga, C. I. (2023). Construction of virtual diaries: Resignification of the process of being an accompanying mother of premature babies. Experiência. Revista Científica De Extensão, 9(1), 34–44. https://doi.org/10.5902/2447115171475

Issue

Section

Experience Reports