Ensino Centrado no Residente: desafios da implementação do Plano Conjunto de Aprendizagem em um Programa de Residência Multiprofissional
DOI:
https://doi.org/10.5902/2447115185720Schlagworte:
Preceptor, Residência hospitalar, Sistema Único de SaúdeAbstract
Este relato de experiência foi oriundo de uma proposta pedagógica requisitada para a obtenção do título de especialista. Descreve as percepções durante a proposição aos preceptores da inserção do Plano Conjunto de Aprendizagem em um Programa de Residência Multiprofissional, atuante na região central do Rio Grande do Sul. O plano pedagógico e os materiais elaborados foram apresentados à coordenação do Programa e aprovados. A proposição aos cinco preceptores atuantes no campo escolhido, o hospitalar, foi realizada em dois turnos, através de uma simulação seguida da abordagem teórica, de um estudo de caso e da disponibilização de um formulário online para avaliação da ação. Três profissionais participaram do momento proposto. O fortalecimento das ações educativas sobre preceptoria foi destacado pelos participantes, o que está em concordância com outros estudos e parece ser um dos principais meios para a melhor qualificação dos Programas.
Downloads
Literaturhinweise
ARNEMANN, C. T. et al. Práticas exitosas dos preceptores de uma residência multiprofissional: interface com a interprofissionalidade. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, [s. l.], v. 22, n. suppl 2, p. 1635-1646, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601635&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 30 ago. 2023.
BARROS, R. Revisitando Knowles e Freire: Andragogia versus pedagogia, ou O dialógico como essência da mediação sociopedagógica. Educação e Pesquisa, [s. l.], v. 44, n. 0, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022018000100465&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 2 set. 2023.
BOSCOV, C. O impacto do ensino centrado no aluno no processo de aprendizado. RAGC, [s. l.], v. 8, n. 36, 2020. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/ragc/article/view/2155. Acesso em: 2 set. 2023.
BRASIL, M. da E. Portaria Interministerial n°1077, de 12 de novembro de 2009. 13 nov. 2009. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/sgtes/deges/legislacao/2018-e-antes/2009/portaria-n-1077-12-novembro-2009.pdf/view. Acesso em: 26 ago. 2023.
BRASIL, M. da E.; Secretaria de Ensino Superior; Comissão Nacional de Residência Multiprofissional. Resolução n° 5, de 7 de novembro de 2019. 13 nov. 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conaes-comissao-nacional-de-avaliacao-da-educacao-superior/247-programas-e-acoes-1921564125/residencia-medica-2137156164/12500-legislacao-especifica. Acesso em: 28 ago. 2023.
FELTRIN, A. F. S. Ensino Centrado no Residente/educando. Porto Alegre: PROADI/HMV, Especialização em Preceptoria Multiprofissional na Área da Saúde, 2023. Curso EAD.
MARTINS, J. C.; ARAUJO DE SÁ, L. M.; KLUTHCOVSKY, A. C. G. O ensino-apresendizagem nas residências em saúde: uma revisão sistemática. Ciência ET Praxis, [s. l.], v. 15, n. 29, p. 73–87, 2022. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/praxys/article/view/6440. Acesso em: 20 set. 2023.
MARTINS, J. C.; KLUTHCOVSKY, A. C. G.; BORGE, P. K. de O. Potencialidades e fragilidades: uma análise das pesquisas sobre residência multiprofissional em saúde. Perspectivas em diálogo, [s. l.], v. 7, n. 15, p. 40–55, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/index. Acesso em: 16 set. 2023.
MELLO, A. de L. et al. Fatores que interferem no ensino e aprendizagem de residentes multiprofissionais em saúde: revisão integrativa. ABCS Health Sciences, [s. l.], v. 44, n. 2, 2019. Disponível em: https://www.portalnepas.org.br/abcshs/article/view/1176. Acesso em: 27 set. 2023.
SILVA, L. B. Residência Multiprofissional em Saúde no Brasil: alguns aspectos da trajetória histórica. Revista Katálysis, [s. l.], v. 21, n. 1, p. 200-209, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-49802018000100200&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 26 ago. 2023.
SOUZA, M. D. G. G.; CORDEIRO, B. C. Formação e trabalho do preceptor no Ensino e na Saúde: revisão integrativa. Debates em Educação, [s. l.], v. 12, n. 26, p. 83, 2020. Disponível em: http://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7548. Acesso em: 20 set. 2023.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Weitergabe unter gleichen Bedingungen 4.0 International.