Ensino Centrado no Residente: desafios da implementação do Plano Conjunto de Aprendizagem em um Programa de Residência Multiprofissional

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.5902/2447115185720

Schlagworte:

Preceptor, Residência hospitalar, Sistema Único de Saúde

Abstract

Este relato de experiência foi oriundo de uma proposta pedagógica requisitada para a obtenção do título de especialista. Descreve as percepções durante a proposição aos preceptores da inserção do Plano Conjunto de Aprendizagem em um Programa de Residência Multiprofissional, atuante na região central do Rio Grande do Sul. O plano pedagógico e os materiais elaborados foram apresentados à coordenação do Programa e aprovados. A proposição aos cinco preceptores atuantes no campo escolhido, o hospitalar, foi realizada em dois turnos, através de uma simulação seguida da abordagem teórica, de um estudo de caso e da disponibilização de um formulário online para avaliação da ação. Três profissionais participaram do momento proposto. O fortalecimento das ações educativas sobre preceptoria foi destacado pelos participantes, o que está em concordância com outros estudos e parece ser um dos principais meios para a melhor qualificação dos Programas.

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Autor/innen-Biografien

Raquel Soares Moreira, Faculdade de Ciências da Saúde Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS

Biomédica formada pela Universidade Católica de Petrópolis,  especialista em Atenção Clínica com ênfase em Infectologia e Neurologia, pela Universidade Franciscana; e em preceptoria multiprofissional na área da Saúde, pela Faculdade Moinhos de Ventos.

Lagerson Mauad Freitas, Universidade Federal do Pará

Graduado em Enfermagem pela Universidade Estadual do Pará, doutor em Doenças Tropicais pela Universidade Federal do Pará, mestre em Ensino em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo. 

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Veröffentlicht

2024-11-08

Zitationsvorschlag

Moreira, R. S., & Freitas, L. M. (2024). Ensino Centrado no Residente: desafios da implementação do Plano Conjunto de Aprendizagem em um Programa de Residência Multiprofissional . Experiência. Revista Científica De Extensão, 10(1), e85720. https://doi.org/10.5902/2447115185720