Abordagem a estudos de caso-controle e coorte em programa de pós-graduação stricto sensu: relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2447115186907

Palavras-chave:

Atividade pedagógica, Estudos observacionais, Estudos epidemiológicos, Coorte, Caso-controle

Resumo

Relatar o planejamento e implementação de seminário como estratégia didática para abordagem de estudos de caso-controle e coorte. Trata-se de relato de experiência que contou com a participação de cinco acadêmicos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira no período de janeiro a março de 2023. Na etapa de planejamento, para o desenvolvimento da atividade foram propostas reuniões para cada fase de planejamento, sendo realizadas três fases: busca do material pertinente às temáticas do estudo, compilação do material e montagem de roteiro e discussão/exposição dos pontos-chave dos tipos de estudo. Na etapa de implementação, a apresentação do seminário ocorreu com duração de 120 minutos e exposição dialogada mediante uso do programa Microsoft PowerPoint®, baseou-se na descrição breve, origem, objetivos, classificação, vantagens e desvantagens de cada tipo de estudo. A experiência com o planejamento e implementação do seminário logrou um feedback positivo com participação por parte dos ouvintes, no qual trouxe luz a necessidade de ampliar a discussão sobre estes métodos de pesquisa, despertando interesse pela sua aplicação em pesquisas de saúde.

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Biografia do Autor

João Cruz Neto, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Enfermagem pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, CE, Brasil, doutorando em enfermagem pela Universidade Federal de Fortaleza, CE, Brasil.

Carolaine da Silva Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Mestre e Doutoranda em Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do
Norte

Clara Beatriz Costa da Silva, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Enfermeira. Mestre e Doutoranda em Enfermagem, Universidade da Integração Internacional
da Lusofonia Afro-Brasileira

Hilderlânia de Freitas Lima, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Enfermeira. Mestre em Enfermagem, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia-Afro-Brasileira

José Gerfeson Alves, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeiro. Mestre e Doutorando em Enfermagem, Universidade Estadual do Ceará

Emilia Soares Chaves Rouberte, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Enfermeira, Mestre e Doutora em Enfermagem, Universidade da Integração Internacional da
Lusofonia Afro-Brasileira

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Publicado

2025-05-20

Como Citar

Cruz Neto, J., Souza, C. da S., Silva, C. B. C. da, Lima, H. de F., Alves, J. G., & Rouberte, E. S. C. (2025). Abordagem a estudos de caso-controle e coorte em programa de pós-graduação stricto sensu: relato de experiência. Experiência. Revista Científica De Extensão, 11, e86907. https://doi.org/10.5902/2447115186907

Edição

Seção

Relatos de experiência