Abordagem a estudos de caso-controle e coorte em programa de pós-graduação stricto sensu: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.5902/2447115186907Palavras-chave:
Atividade pedagógica, Estudos observacionais, Estudos epidemiológicos, Coorte, Caso-controleResumo
Relatar o planejamento e implementação de seminário como estratégia didática para abordagem de estudos de caso-controle e coorte. Trata-se de relato de experiência que contou com a participação de cinco acadêmicos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira no período de janeiro a março de 2023. Na etapa de planejamento, para o desenvolvimento da atividade foram propostas reuniões para cada fase de planejamento, sendo realizadas três fases: busca do material pertinente às temáticas do estudo, compilação do material e montagem de roteiro e discussão/exposição dos pontos-chave dos tipos de estudo. Na etapa de implementação, a apresentação do seminário ocorreu com duração de 120 minutos e exposição dialogada mediante uso do programa Microsoft PowerPoint®, baseou-se na descrição breve, origem, objetivos, classificação, vantagens e desvantagens de cada tipo de estudo. A experiência com o planejamento e implementação do seminário logrou um feedback positivo com participação por parte dos ouvintes, no qual trouxe luz a necessidade de ampliar a discussão sobre estes métodos de pesquisa, despertando interesse pela sua aplicação em pesquisas de saúde.
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