Construção de diários virtuais: ressignificação do processo de ser mãe acompanhante de bebês prematuros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2447115171475

Palavras-chave:

Mulheres-mães, Prematuridade, Atuação virtual

Resumo

Este relato descreve as ações realizadas pelo projeto de extensão “HumanizAÇÃO: Grupo de apoio para pais de bebês prematuros” durante o processo de adaptação da modalidade presencial para a virtual no contexto da Pandemia COVID-19. O projeto tem o intuito de construir um espaço de acolhimento humanizado para mães acompanhantes de bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Diante das novas normas de distanciamento e isolamento social exigidos pelos protocolos de segurança hospitalar, o projeto iniciou no ano de 2021 a proposta de construção de diários virtuais junto às mães dos bebês internados, possibilitando um local para expressar suas emoções, criatividade e subjetividade.

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Biografia do Autor

Josiane dos Santos Silva, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Graduanda em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Atualmente, integra a equipe do projeto de extensão "HumanizAção: grupo de apoio a pais de bebês prematuros", como bolsista pela Fundação Araucária.

Vanessa Thomazini Cardoso, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Apoio técnico no projeto de extensão "HumanizAção: grupo de apoio aos pais de bêbes prematuros".

Ana Clara de Lima Santos, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Graduanda em Psicologia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Integrante do projeto de extensão "HumanizAção: grupo de apoio aos pais de bêbes prematuros".

Beatriz Iunes Lapera, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Graduanda em Psicologia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Integrante do projeto de extensão "HumanizAção: grupo de apoio aos pais de bêbes prematuros".

Caroline Guisantes de Salvo Toni, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Psicóloga, Doutora em Psicologia Clínica pela USP (doutorado direto), graduada pela Universidade Federal do Paraná. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Centro-oeste, Irati-PR. Orientadora do projeto de extensão "HumanizAção: grupo de apoio aos pais de bêbes prematuros".

Cristina Ide Fujinaga, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), mestrado em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto USP (2002), doutorado em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto USP (2005) e Pós-doutorado em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto USP (2010). Professora do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO). Coordenadora do projeto de extensão "HumanizAção: grupo de apoio aos pais de bêbes prematuros".

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Publicado

2023-07-24

Como Citar

Silva, J. dos S., Cardoso, V. T. ., Santos, A. C. de L., Lapera, B. I., Toni, C. G. de S., & Fujinaga, C. I. (2023). Construção de diários virtuais: ressignificação do processo de ser mãe acompanhante de bebês prematuros . Experiência. Revista Científica De Extensão, 9(1), 34–44. https://doi.org/10.5902/2447115171475

Edição

Seção

Relatos de experiência