Percepção dos usuários do SUS a respeito da referência e contrarreferência dentro da Rede de Atenção à Saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2447115168233

Palavras-chave:

Níveis de Atenção à Saúde, Acesso aos Serviços de Saúde, Encaminhamento e Consulta.

Resumo

A construção do Sistema Único de Saúde (SUS) permeia a formação de fluxos de atendimentos, organizados em níveis nas Redes de Atenção à Saúde (RAS), a fim de garantir uma assistência adequada na instância melhor destinada a resolver determinada queixa. Para que o fluxo fosse interligado, surgem os conceitos de referência e contrarreferência, que direcionam o usuário dentro dos níveis da RAS. Como o usuário é envolvido no processo, é condizente estudar o conhecimento desses acerca de tal fluxo. Para isso, desenvolveu-se um estudo observacional, transversal, realizado no município de Maringá-PR com 50 (cinquenta) usuários do SUS. Observou-se que 50% dos entrevistados não conhece plenamente os conceitos de referência e contrarreferência, o que pode contribuir para a sobrecarga dos níveis de atenção com queixas que, não necessariamente, seriam incumbências daquela instância.

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Biografia do Autor

Gustavo Gomedi, Universidade Cesumar - Unicesumar

Estudante do 8º período do curso de Medicina na Universidade Cesumar (UniCesumar), do campus de Maringá (PR). Participante de duas ligas acadêmicas, a LACGAM (Liga Acadêmica de Cirurgia Geral e Anestesiologia de Maringá) e a LAUET (Liga Acadêmica de Urgências, Emergências e Trauma), ex-monitor da disciplina de Anatomia Humana e ex-participante do Centro Acadêmico Miguel Nicolelis (CAMN) no cargo de Representante Estudantil.

Ludmila Lopes Maciel Bolsoni, Universidade Cesumar - Unicesumar

Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá-PR (2020). Mestre em Promoção da Saúde pelo Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR/2014), Especialista em PIGEAD - Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância - Universidade Federal Fluminense (UFF/2015) e Assistência de Enfermagem em UTI adulto, pediátrica e cardiológica, pela Faculdade Católica Salesiana de Vitória (UNISALES/2010). Atualmente Docente/adjunto do curso de Medicina – disciplinas Interação Comunitária I e II. Docente do curso de Enfermagem – disciplinas Enfermagem em Saúde do Adulto, Organização do Processo de Trabalho e Práticas Clínicas - Saúde Coletiva no Centro Universitário de Maringá - UniCesumar. Experiência nas áreas da Administração, coordenação, Educação, Educação a Distância, Saúde coletiva, Saúde e Segurança do Trabalho, Saúde da Criança, Saúde do Idoso, assistência de Enfermagem e Epidemiologia, educação permanente. Membro do banco de avaliadores do Programa de Residência em Área Profissional da Saúde MEC/INEP e do NDE (núcleo Docente Estruturante) do curso de enfermagem Unicesumar.

Aliny de Lima Santos, Universidade Cesumar - Unicesumar

Enfermeira. Doutora e Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá-PR - UEM. Especialista em Educação em Saúde pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino. Professora do curso de Graduação em Medicina e Graduação em Enfermagem no Centro Universitário de Maringá - Cesumar - PR. Líder do GRUPO DE PESQUISA INTEGRALIDADE EM SAÚDE- GPIS - UNICESUMAR. Trabalha com temas relacionados à saúde coletiva, promoção da saúde, saúde do idoso e promoção do envelhecimento ativo e saudável, estudos epidemiológicos e avaliação de programas e serviços de saúde. 

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Publicado

2021-12-10

Como Citar

Gomedi, G., Bolsoni, L. L. M., & Santos, A. de L. (2021). Percepção dos usuários do SUS a respeito da referência e contrarreferência dentro da Rede de Atenção à Saúde. Experiência. Revista Científica De Extensão, 7(2), 22–39. https://doi.org/10.5902/2447115168233

Edição

Seção

Artigos