Promoção de Saúde Bucal para Adultos com Deficiência Intelectual: Um Relato de Experiência

Autores

  • Giselle Emilãine da Silva Reis Universidade Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0001-8405-4062
  • Jullyana Mayara Preizner Dezanetti Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Yasmine Mendes Pupo Departamento de Dentistica Restauradora - Universidade Federal do Paraná
  • Cassius Carvalho Torres-Pereira Departamento de Estomatologia - Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5902/2447115163216

Palavras-chave:

Extensão comunitária. Odontologia comunitária. Deficiência Intelectual. Programa de Educação Tutorial (PET).

Resumo

O propósito deste trabalho é relatar uma experiência de extensão realizada em uma escola para adultos com deficiência intelectual, na cidade de Curitiba/PR. Entre 2014 e 2017 graduandos do curso de Odontologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), integrantes do grupo PET Odontologia, conduziram um projeto que realizou atividades de promoção e prevenção em saúde bucal, além de contar com ações de identificação e priorização para referência intramuros das necessidades de tratamento odontológico. Esse relato de experiência demonstra que as atividades de extensão atuam como um meio facilitador de acesso à saúde, além de contribuir para uma formação mais abrangente do futuro profissional.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giselle Emilãine da Silva Reis, Universidade Federal do Paraná

Cirurgiã dentista pela UFPR

Mestre em Odontologia pela UFPR

Doutoranda em Clínica Odontológica pela UFPR

Jullyana Mayara Preizner Dezanetti, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Cirurgiã dentista pela UFPR

Mestranda em Odontologia pela PUCPR

Yasmine Mendes Pupo, Departamento de Dentistica Restauradora - Universidade Federal do Paraná

Professora adjunto do curso de graduação em Odontologia da Universidade Federal do Paraná. 

Cassius Carvalho Torres-Pereira, Departamento de Estomatologia - Universidade Federal do Paraná

Professor associado da Universidade Federal do Paraná no Departamento de Estomatologia

Referências

AGUIAR, Sandra; et al. Eficiência de um programa para educação e motivação da higiene buco-dental direcionado a pacientes excepcionais com deficiência mental e disfunções motoras. Revista da Faculdade de Odontologia de Lins, v. 12, p. 16-23, 2000. Disponível em: < https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-856429>. Acesso em: 12 de Abril, 2020.

ANDERS, Patrick, et al. Oral health of patients with intellectual disabilities: a systematic review. Special Care in Dentistry, v. 30, p. 110–117, 2010. Disponível em: < https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/20500706/>. Acesso em: 20 de Abril, 2020.

BERVIAN, Juliane. Projeto de Extensão em uma Escola de Pacientes Especiais: relato de experiência. Experiência, Santa Maria, UFSM, v.2, p. 52-64, 2015. Disponível em: < https://periodicos.ufsm.br/experiencia/article/view/20919>. Acesso em: 20 de Abril, 2020.

BRASIL. Lei nº 13.005, de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Edição extra, p. 1-8, 26 de junho de 2014.

CARDOSO, Andreia, et al. O Acesso ao Cuidado em Saúde Bucal para Crianças com Deficiência Motora: Perspectivas dos Cuidadores. Pesquisa Brasileira em Odontopediatria e Clínica Integrada, v. 11, p. 593-599, 2011. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-663271>. Acesso em: 21 de Abril de 2020.

CERQUEIRA, Maria Teresa, et al. Estratégias de ensino-aprendizagem para a pessoa com deficiência intelectual de 12 a 18 anos. Programa de Desenvolvimento Educacional da Secretaria do Estado do Paraná. (Trabalho para conclusão de PDE), 2008. Disponível em:<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1068-2.pdf>. Acesso em: 01 de Maio de 2020.

COELHO, Geraldo. A extensão universitária e sua inserção curricular. Interfaces. Revista de Extensão da UFMG, v. 5, p. 5-20, 2017. Disponível em: < https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19005>. Acesso em: 01 de Maio de 2020.

DENECI, Veronica, et al. O significado da participação em visitas domiciliares pelo acadêmico de odontologia. Revista Abeno, v. 14, p. 66-72, 2014. Disponível em: < http://revodonto.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1679-59542014000100008&script=sci_arttext#:~:text=A%20visita%20domiciliar%20ao%20ser,ao%20consult%C3%B3rio%20o%20corpo%20doente%22.> Acesso em: 01 de Maio de 2020.

FERNANDEZ, C, et al. Treatment needs and impact of oral health screening of athletes with intellectual disability in Belgium. BMC Oral Health. v. 15, p. 170, 2015. Disponível em: < https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4696164/> Acesso em: 01 de Maio de 2020.

FERREIRA, Simone. Percepção de estudantes de graduação em Odontologia frente ao atendimento de pessoas com deficiência. Revista Abeno. v.17, p. 87-96, 2017. Disponível em: < https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/367> Acesso em: 02 de Maio de 2020.

GARDENS, Seby, et al. Oral health survey of 6-12-year-old children with disabilities attending special schools in Chennai, India. International Journal of Paediatric Dentistry. v. 24, p. 424-33, 2014. Disponível em: < https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24372860/>. Acesso em: 02 de Maio de 2020.

GlASSMAN, Paul. Preventing dental disease for people with special needs: the need for practical preventive protocols for use in community settings. Special Care in Dentistry. v.23, p. 165–167, 2003. Disponível em: < https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/14965180/>. Acesso em: 13 de Maio de 2020.

GLASSMANN, Paul. Effect of preventive dentistry training program for caregivers in community facilities on caregiver and client behavior and client oral hygiene. The New York State Dental Journal. v, 72, p. 38–46, 2006. Disponível em: < https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16711592/>. Acesso em: 14 de Maio de 2020.

GUSTAVSON, KH et al. Follow-up study of mortality, health conditions and associated disabilities of people with intellectual disabilities in a Swedish county. Journal of Intellectual Disabilities Research. v,49, p. 905–914, 2005. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16287479/>. Acesso em: 21 de Maio de 2020.

HOOD, Janet. Service-learning in dental education: meeting needs and challenges. Journal of Dental Education. v, 73, p. 454–463, 2009. Disponível em: < https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19339432/>. Acesso em: 13 de Abril de 2020.

KANCHERLA, Vijaia. Dental care among young adults with intellectual disability. Research in Developmental Disabilities. v. 34, p. 1630–1641, 2013. Disponível em: < https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4492120/>. Acesso em: 12 de Fevereiro de 2020.

KRAHN, Gloria. Persons with disabilities as unrecognized health disparity population. Journal of Public Health. v. 105, p. 198-206, 2015. Disponível em: < https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25689212/>. Acesso em: 24 de Outubro de 2020.

KING, Eilish, et al. Activities of daily living and transition to community living for adults with intellectual disabilities. Scandinavan Journal of Occupational Therapy. v. 24, p.357–365, 2017. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27707082/>. Acesso em 10 de Agosto de 2020.

MAKKAR, A, et al. A cross sectional study to evaluate the oral health status of children with intellectual disabilities in the National Capital Region of India (Delhi-NCR). Journal of intellectual disability research. v. 63, p. 31–39, 2019. Disponível em: < https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30338591/>. Acesso em 08 de Julho de 2020.

Ministério da Educação (MEC). (2018). Parecer CNE/CES: 803/2018. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2019-pdf/111231-pces803-18/file>. Acesso em 08 de Julho de 2020

MORGAN, John. P, et al. The oral health status of 4.732 adults with intellectual and developmental disabilities. Journal of the American Dental Association. v.143, p. 838-846, 2012. Disponível em: < https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4527687/>. Acesso em 08 de Novembro de 2020.

NINGRUM, Valendryani, et al. (2020). A special needs dentistry study of institutionalized individuals with intellectual disability in West Sumatra Indonesia. Scientific Reports. v.10, p. 153. Disponível em: < https://www.nature.com/articles/s41598-019-56865-2>. Acesso em 10 de Setembro de 2020.

NIRMALA, et al. (2018) Dental concerns of children with intellectual disability - A narrative review. Dent Oral Craniofac Res 4: Disponível em: < https://www.oatext.com/dental-concerns-of-children-with-intellectual-disability-a-narrative-review.php#Author_Info>. Acesso em 12 de Junho de 2020.

OLIVEIRA, Juliana, et al. Promoção de saúde bucal e extensão universitária: novas perspectivas para pacientes com necessidades especiais. Revista Abeno. v.15, 2015. Disponível em: < http://revodonto.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-59542015000100008>. Acesso em 09 de Setembro de 2020.

PARISH, Susan, et al. Women with cognitive limitations in the community: Evidence of disability-based disparities in healthcare. Mental Retardation. v. 44, p. 249-259, 2006. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16834462/. Acesso em 12 de Setembro de 2020.

PECORARO, Patrícia, et al. Pacientes com deficiências: metodologia e prática de inclusão social na faculdade de odontologia de Valença/RJ. Revista Interdisciplinar de Direito. v. 10, 2017. Disponível em: < http://revistas.faa.edu.br/index.php/FDV/article/view/180>. Acesso em 10 de Maio de 2020.

PETERSON, et al. Chronic disease risk among adults with cerebral palsy: The role of premature sarcopoenia, obesity, and sedentary behaviour. Obesity Reviews. v.14, p.171-182, 2013. Disponível em: < https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23094988/> Acesso em 10 de Agosto de 2020.

PETROVIC, Bojan, et al. (2016). Unmet oral health needs among persons with intellectual disability. Research in Developmental Disabilities. v. 59, p. 370–377, 2016. Disponível em: < https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27697655/>. Acesso em 09 de Maio de 2020.

PEZZEMENTI, Maureen, et al. Oral health status of people with intellectual disabilities in the southeastern United States. Journal of the American Dental Association. v. 136, p. 903–912, 2005. Disponível em: < https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16060471/>. Acesso em 19 de Maio de 2020.

PHLYPO, Inès, et al. Integrating community service learning in undergraduate dental education: A controlled trial in a residential facility for people with intellectual disabilities. Special Care in Dentistry. v. 38, p. 201-207, 2018. Disponível em: < https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29877581/>. Acesso em 12 de Junho de 2020.

REICHARD, Amanda. Diabetes among adults with cognitive limitations compared to individuals with no cognitive disabilities. Intellectual & Developmental Disabilities. v. 49, p. 141-154, 2011. Disponível em: < https://meridian.allenpress.com/idd/article-abstract/49/3/141/1536>. Acesso em 21 de Fevereiro de 2020.

ROHRA, Ashok, et al. Community-based dental education and dentists’ attitudes and behavior concerning patients from underserved populations. Journal of Dental Education. v. 78, p. 119– 130, 2014. Disponível em; < https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24385531/>. Acesso em 15 de Março de 2020.

TOTSIKA, Vasiliki. Informal caregivers of people with an intellectual disability in England: health, quality of life and impact of caring. Health Social Care Community. v. 25, p. 951–961, 2017. Disponível em: < https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/27653756/>. Acesso em 26 de Junho de 2020.

UMMER, Christian, et al. Access to dental services for children with intellectual and developmental disabilities – A scoping review. Research in Developmental Disabilities. v.74, p. 1–13, 2018. Disponível em: < https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29355670/>. Acesso em 14 de Agosto de 2020.

VELLAPPALLY, Sajith, et al. The prevalence of malocclusion and its association with dental caries among 12-18-year-old disabled adolescents. BMC Oral Health. v.14, p. 123, 2014. Disponível em: < https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25273325/>. Acesso em 22 de Outubro de 2020.

WARMLING, Alessandra. Contribuições das atividades complementares na formação profissional em Odontologia. Revista Abeno. v. 12, p. 190-7, 2013. Disponível em: < https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/123>. Acesso em 17 de Setembro de 2020.

World Health Organization. (2008). Closing the Gap in a Generation: Health Equity Through Action on the Social Determinants of Health: Final Report of the Commission on Social Determinants of Health. Geneva, Switzerland: World Health Organization. Disponível em: <https://www.who.int/social_determinants/final_report/csdh_finalreport_2008.pdf>. Acesso em 29 de Maio de 2020.

ZHOU, Ni, et al. Oral health status of children and adolescents with intellectual disabilities: a systematic review and meta-analysis. Developmental Medicine & Child Neurology. v.59, p. 1019–1026, 2017. Disponível em: < https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28627071/>. Acesso em 19 de Janeiro de 2020.

Downloads

Publicado

2021-06-23 — Atualizado em 2022-02-23

Versões

Como Citar

Reis, G. E. da S., Dezanetti, J. M. P., Pupo, Y. M., & Torres-Pereira, C. C. (2022). Promoção de Saúde Bucal para Adultos com Deficiência Intelectual: Um Relato de Experiência. Experiência. Revista Científica De Extensão, 7(1), 44–59. https://doi.org/10.5902/2447115163216 (Original work published 23º de junho de 2021)

Edição

Seção

Relatos de experiência