Relato de experiência sobre a coordenação de um projeto de extensão em avaliação neuropsicológica infanto-juvenil

Autores

  • Rauni Roama-Alves

DOI:

https://doi.org/10.5902/2447115163208

Palavras-chave:

Neuropsicologia, Extensão, Infância

Resumo

Objetivou-se realizar um relato de experiência sobre as vivências de um coordenador de um projeto de extensão em avaliação neuropsicológica infanto-juvenil. As Diretrizes de Extensão que se encontram no Plano Nacional de Extensão foram utilizadas como eixos temáticos e norteadores para o relato: (a) indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, especialmente impacto na formação do estudante e na geração do novo conhecimento; (b) interdisciplinaridade; (c) impacto social; (d) relação dialógica com a sociedade. Buscou-se pontuar os caminhos percorridos desde sua organização metodológica às experiências obtidas junto aos resultados dos próprios atendimentos realizados, bem como à integração entre o ensino e a pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBORNOZ, A. C. G. Devolução das informações do psicodiagnóstico. In: HUTZ et al, C. Psicodiagnóstico. Porto Alegre: Artmed, 2016, p. 160-171.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders. Washington DC: American Psychiatric Association, 2013.

BERGMANN, T.; DALE, R.; SATTARI, N.; HEIT, E.; BHAT, H. S. The interdisciplinarity of collaborations in Cognitive Science. Cognitive Science, v. 41, n. 5, p. 1412-1418, 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.1111/cogs.12352>. Acesso em: 22 nov. 2020.

BRASIL. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 - Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Congresso Nacional, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 22 nov. 2020.

BRASIL. Resolução Nº 7, de 18 de dezembro de 2018 - Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências. Brasília: Congresso Nacional, 2018. Disponível em: <https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/55877808>. Acesso em: 22 nov. 2020.

CARVALHO, M. C., LIMA, R. F. D., SOUZA, G. G. B. D., PIRES, T. C., PIERINI, R., RODRIGUES, S. D. D., SIMÃO, A. N. P; CIASCA, S. M. Characterization of school-related problems and diagnoses in a Neuro-Learning Disorder Clinic. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 33, n. 1, p. 161-171, 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1982-027520160001000016>. Acesso em: 22 nov. 2020.

CHAFETZ, M. D.; WILLIAMS, M. A.; BEN-PORATH, Y. S.; BIANCHINI, K. J.; BOONE, K. B.; KIRKWOOD, M. W.; LARRABEE, G. J.; ORD, J. S. Official position of the American Academy of Clinical Neuropsychology Social Security Administration policy on validity testing: Guidance and recommendations for change. The Clinical Neuropsychologist, v. 29, n. 6, p. 723-740, 2015. Disponível em: < https://doi.org/10.1080/13854046.2015.1099738>. Acesso em: 22 nov. 2020.

CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA (CFP). Resolução Conselho Federal De Psicologia Nº 002/2004. Brasília: CFP, 2004. Disponível em: <https://Site.Cfp.Org.Br/Wp-content/Uploads/2006/01/Resolucao2004_2.Pdf>. Acesso em: 22 nov. 2020.

DOURADO, L. F. Diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da educação básica: concepções e desafios. Educação & Sociedade, v. 36, n. 131, p. 299-324, 2015. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/ES0101-73302015151909>. Acesso em: 22 nov. 2020.

GESSER, M.; NUERNBERG, A. H.; TONELI, M. J. F. A contribuição do modelo social da deficiência à psicologia social. Psicologia & Sociedade, v. 24, n. 3, p. 557-566, 2012. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0102-71822012000300009>. Acesso em: 23 nov. 2020.

HECAEN, H.; ALBERT, M. Human neuropsychology. New York: Wiley, 1978.

KIMOTO, A.; ISEKI, E.; OTA, K.; MURAYAMA, N.; SATO, K.; OGURA, N.; ARAI, H. Differences in responses to the Rorschach test between patients with dementia with Lewy bodies and Alzheimer's disease-from the perspective of visuoperceptual impairment. Psychiatry Research, n. 257, p. 456-461, 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/j.psychres.2017.08.038>. Acesso em: 22 nov. 2020.

KRISTENSEN, C. H.; ALMEIDA, R. M. M.; GOMES, W. B. Desenvolvimento Histórico e Fundamentos Metodológicos da Neuropsicologia Cognitiva. Psicologia: Reflexão e Critica, v. 14, n. 2, p. 259-274, 2001. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0102-79722001000200002>. Acesso em: 22 nov. 2020.

LISBOA, F. S.; BARBOSA, A. J. G. Formação em Psicologia no Brasil: um perfil dos cursos de graduação. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 29, n. 4, p. 718-737, 2009. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1414-98932009000400006>. Acesso em: 23 nov. 2020.

MACHERY, E. Concept empiricism: A methodological critique. Cognition, v. 104, n. 1, p. 19-46, 2007. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/j.cognition.2006.05.002>. Acesso em: 22 nov. 2020.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). CID-10: Classificação Estatística Internacional de Doenças. São Paulo: Artmed, 1993

ROAMA-ALVES, R. J.; RECH, B. D.; QUEIROZ, A. I. S.; SILVA, P. D. G. Características demográficas de um projeto de extensão em avaliação neuropsicológica infanto-juvenil da Universidade Federal de Rondonópolis. Expressa Extensão, v. 25; n. 2, p. 168-181, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/view/18204>. Acesso em: 23 nov. 2020.

ROEBUCK-SPENCER, T. M.; GLEN, T.; PUENTE, A. E.; DENNEY, R. L.; RUFF, R. M.; HOSTETTER, G.; BIANCHINI, K. J. Cognitive screening tests versus comprehensive neuropsychological test batteries: a national academy of neuropsychology education paper. Archives of Clinical Neuropsychology, v. 32, n. 4, p. 491-498, 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.1093/arclin/acx021>. Acesso em: 22 nov. 2020.

RUSSELL, E. W.; RUSSELL, S. L.; HILL, B. D. The fundamental psychometric status of neuropsychological batteries. Archives of Clinical Neuropsychology, v. 20, n. 6, p. 785-794, 2005. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/j.acn.2005.05.001>. Acesso em: 22 nov. 2020.

SILVA, M. A.; BANDEIRA, D. R. A entrevista de anamnese. In: HUTZ et al, C. Psicodiagnóstico. Porto Alegre: Artmed, 2016, p. 92-128.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT). Diretrizes de Extensão. Cuiabá: UFMT, s.d. Disponível em: <https://www1.ufmt.br/ufmt/un/secao/13052/codex>. Acesso em: 22 nov. 2020.

WILSON, B. A. Neuropsychological rehabilitation. Annual Review of Clinical Psychology, v. 4, p. 141-162, 2008. Disponível em: <https://doi.org/10.1146/annurev.clinpsy.4.022007.141212>. Acesso em: 23 nov. 2020.

Downloads

Publicado

2020-12-23

Como Citar

Roama-Alves, R. (2020). Relato de experiência sobre a coordenação de um projeto de extensão em avaliação neuropsicológica infanto-juvenil. Experiência. Revista Científica De Extensão, 6(2), 36–51. https://doi.org/10.5902/2447115163208

Edição

Seção

Relatos de experiência