Do Papel ao Cotidiano: Tecendo aproximações entre a universidade e a cidade em tempos pandêmicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2447115148069

Palavras-chave:

extensão, lazer, esporte

Resumo

O presente relato se contextualiza pela experiência inaugural de um docente com a extensão universitária. O projeto em tela formaliza uma parceria entre a Universidade e a Prefeitura de Ouro Preto, objetivando implementar ações intersetoriais voltadas à promoção do lazer e do esporte como direitos sociais. A opção por compartilhar os resultados percebidos se deu, principalmente, pela necessidade de realinhamento do escopo de trabalho, imposta pela pandemia de Covid-19. Percebeu-se que foi possível executar a primeira etapa do projeto, mediante implementação de entrevistas remotas e questionários digitais. Todavia, mesmo com a prospecção e o levantamento de estratégias possíveis de serem adotadas, ainda não foi possível avançar para a segunda etapa, que prevê a oferta de oficinas esportivas, musicais e rítmicas à comunidade ouro-pretana. As interfaces com a pesquisa se mantêm ativas, o que não se observa diretamente com as ações de ensino, sobretudo pela suspensão do calendário acadêmico da universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Ocelli Ungheri, Universidade Federal de Ouro Preto

Professor da Escola de Educação Física da Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Estudos do Lazer (UFMG)

Referências

ARRETCH M. T. S. Emergência e desenvolvimento do Welfare State: teorias explicativas. Boletim Informativo e Bibliográfico das Ciências Sociais: Rio de Janeiro, 1995.

UNGHERI, B. O. Políticas Sociais de Esporte e Lazer: institucionalização e municipalização no contexto do Programa Esporte e Lazer da Cidade. Tese. Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, Belo Horizonte, 2019.

UNGHERI, B. O. ISAYAMA, H. F. Descentralização das políticas de esporte e lazer: estratégias adotadas por municípios no contexto do Programa Esporte e Lazer da Cidade (2013 – 2017). In: ISAYAMA, H. F. SILVA, L. P. A Constituição Brasileira de 1988 e as políticas públicas de esporte e lazer: produções em programas de pós graduação. Campinas: Autores Associados, 2019, p. 217 – 242.

Downloads

Publicado

2020-12-21

Como Citar

Ungheri, B. O. (2020). Do Papel ao Cotidiano: Tecendo aproximações entre a universidade e a cidade em tempos pandêmicos. Experiência. Revista Científica De Extensão, 6(1), 97–106. https://doi.org/10.5902/2447115148069

Edição

Seção

Relatos de experiência